Pluralismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto








ÍNDICE:




1) Liberalismo


2) Neoliberalismo


3) Globalização


4) Nova Ordem Mundial


5) Responsabilidade Social


6) Sustentabilidade


7) Links


1)Liberalismo:

John Locke Adam Smith
Definição:
Liberalismopode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.

Princípios Básicos:
A liberdade de possuir bens, o direito à propriedade privada.
Liberdade econômica, livre mercado.
Mínima participação doEstado nos assuntos econômicos da nação.
O Estado liberal deve ser forte para fazer cumprir a lei, manter a paz e a concórdia entre os cidadãos e proteger a nação de ameaças externas.
Todos são iguais perante a lei, não existem restrições de liberdade e oportunidade por motivo de credo, raça ou origem social.
Regularização aos direitos e deveres em uma sociedade governada por leis neutras, quenão favoreçam pessoa, partido ou grupo algum.
A igualdade que os liberais querem não é que todos obtenham os mesmos resultados e sim as mesmas possibilidades de lutar para conseguir os melhores resultados. Nesse sentido, uma boa educação e uma boa saúde devem ser os pontos de partida para uma vida melhor.
Os indivíduos são (ou deveriam ser) responsáveis por seus atos, tendo o dever de consideraras conseqüências e os direitos dos demais indivíduos.
Os liberais estão dispostos a conviver com aquilo de que não gostam e são sempre capazes de tolerar respeitosamente os comportamentos sociais que se afastam dos padrões das maiorias.
Os liberais não julgam as crenças religiosas das pessoas, mas é essencial que respeitem profundamente esse aspecto da natureza humana.
Enfim, os liberais nãotêm um plano que determine o destino da sociedade, não acreditam que tenham o direito de decidir o caminho que todos devemos seguir.


Pontos Positivos:
A transparência, a defesa dos direitos individuais e civis, especialmente o direito à vida, à liberdade, à propriedade;
Um governo baseado no livre consentimento dos governados e estabelecido com base em eleições livres;
Igualdade da lei e dedireitos para todos os cidadãos.

Pontos Negativos:
Pode-se citar uma relação entre a defesa do liberalismo e a defesa da escravidão, o que é paradoxal, pois, como lemos acima, supostamente o liberalismo é "uma ideologia ou corrente do pensamento político que defende a prerrogativa da liberdade individual mediante o exercício dos direitos e do estabelecimento da lei".
O liberalismo tendeu aser a defesa da maximização da liberdade individual de um pequeno grupo de pessoas, ao mesmo tempo em que foi uma teoria e prática da desumanização de pessoas de outras etnias. Historicamente, os teóricos do liberalismo negaram a humanidade a irlandeses católicos, negros africanos e ameríndios, dizendo que o tratamento brutal aos mesmos lhes faria bem, pois lhes levaria à civilização.
Outroquestionamento do liberalismo diz respeito à liberdade dada pelo Estado e que não é bem “aproveitada” por determinados setores da sociedade, sobretudo por aqueles que detêm o poder.

2)Neoliberalismo:

Milton Friedman

Definição:
Neoliberalismo é o conjunto de idéias políticas e econômicas que defendem a não participação do estado na economia. De acordo com essa doutrina deve-se haver totalliberdade de comércio(livre mercado) pois esse princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Surgiu na década de 1970, através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman, como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo.

Princípios Básicos:
Mínima participação estatal nos...
tracking img