A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupossociais produzidas ao longo de suas histórias e que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relaçõessociais discriminatórias e excludentes que fazem parte da sociedade brasileira.
“Numa sociedade que se percebe cada vez mais plural deculturas, etnias, religiões, visões de mundo e outras dimensões das identidades, o multiculturalismo, uma filosofia ou conceito que sustenta asestratégias políticas adotadas para governar ou administrar problemas de diversidade e multiplicidade e se constitui em um dos mecanismos paralutar contra toda forma de intolerância e em favor de políticas públicas capazes de garantir os direitos civis básicos de todos.” (PASINI eNENEVÉ, 2008,p.34).


A pluralidade se vive, ensina e aprende. É um trabalho de construção onde o envolvimento de todos se dá pelo respeitoe pela própria constatação de quem, sem o outro, nada se sabe sobre ele, a não ser o que a própria imaginação fornece. Mostra que é precisorespeitar os diferentes grupos e culturas existentes e incentivar o convívio entre estes grupos com o objetivo de enriquecimento cultural.Podemos observar essas diferenças, por exemplo, no ambiente escolar, onde em uma mesma escola, ou mesmo em uma sala de aula, temos estudantes [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Pluralidade cultural. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pluralidade-Cultural/732090.html

MLA

"Pluralidade cultural" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pluralidade-Cultural/732090.html>.

MLA 7

"Pluralidade cultural." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pluralidade-Cultural/732090.html>.

CHICAGO

"Pluralidade cultural." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pluralidade-Cultural/732090.html.