Pluralidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLURALIDADE CULTURAL
Cultura e Arte Indígena.

Vivian Almeida Costa

Professor-Tutor Externo: Daniel Reis
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Artes Visuais – ART-0037 – Prática Educativa - Módulo 2
04/10/10

RESUMO

O presente trabalho trata-se do estudo sobre a cultura e pluralidade que existe entre elas. Compreendendo o que é a cultura, as diferenças entre asculturas e a convivência entre elas. Pode-se conhecer um pouco sobre a cultura indígena incluindo, costumes, religião e arte. Conhecendo a cultura, pode-se compreender como eles encaram as situações e como vivem tranquilamente sendo um todo com a natureza. A arte indígena também foi estudada, visando conhecer as formas de manifestações artísticas que essa comunidade utiliza para divulgar sua arte.Palavras-chave: Cultura. Índios. Arte.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta um estudo a Pluralidade Cultural. Inicialmente pode-se encontrar um breve histórico sobre os Temas transversais e sua importância para a escola e sociedade, quando são inseridos na vida prática de cada pessoa. Dentro dos temas transversais foi escolhido Pluralidade Cultural para ser estudado.Posteriormente pode-se encontrar o estudo do que é cultura e Pluralidade Cultural, e como as diferentes culturas podem ser influenciadas entre si, levando em conta a grande diversidade cultural Brasileira, destacando a cultura indígena como objeto de trabalho, visto ter sido ela a primeira cultura residente no Brasil.

No estudo da Cultura indígena busca-se compreender a maneira como osindígenas vivem, suas crenças, hábitos, caça, pesca, meios de sobrevivência e a filosofia de vida das aldeias indígenas. Também vai ser possível compreender a arte indígena como maneira de se expressar, com a pintura corporal, as cores, cada detalhe na organização. Busca-se entender como a arte influencia esse povo, e a maneira como eles se manifestam artisticamente se integrando com a natureza como umtodo.
O estudo busca principalmente enriquecer o pensamento sobre cultura, conhecendo melhor cada detalhe, e conseguindo compreender a maneira como uma cultura funciona é possível conviver com ela, respeitando as diferenças existentes trazendo uma boa convivência entre todos.

2 DESENVOLVIMENTO

É necessário uma prática educacional que compreenda a realidade social e deveres emrelação à vida pessoal e coletiva, essa prática deve resultar na construção da cidadania. Com esse intuito foram incorporados à prática educacional os Temas Transversais, que compreendem as questões da Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo, amplos o suficiente para se abrir um debate sobre as questões da vida cotidiana dentro da escola.
Essestemas não representam novas áreas ou disciplinas, pelo contrário, eles devem ser incorporados às disciplinas já existentes, criando assim uma forma de organizar o trabalho didático, que fica denominada de transversalidade. Essa transversalidade visa essencialmente a construção da cidadania e da democracia.

Segundo a Secretaria de Educação Fundamental (1998:19): “... a cidadania deve sercompreendida como produto de histórias sociais protagonizadas pelos grupos sociais, sendo, nesse processo, constituída por diferentes tipos de direitos e instituições. O debate sobre a questão da cidadania é hoje diretamente relacionado com a discussão sobre o significado e o conteúdo da democracia, sobre as perspectivas e possibilidades de construção de uma sociedade democrática.”

Paraa construção dessa sociedade que tanto se almeja é preciso que sejam respeitados direitos e deveres de cada cidadão, mas, para isso, é preciso que se compreenda o que é cada direito, cada dever, e saber conviver com as diferenças que cada um apresenta, incluindo maneira de se vestir, de se portar, de enxergar a sociedade e principalmente respeitando cada ser humano com seus defeitos e...
tracking img