Pluralidade cultural e multicuturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1286 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
1 PRINCIPAIS TÓPICOS A RESPEITO DOS PARÂMETROS CURRILARES NACIONAIS - EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
1.2 PLURALIDADE CULTURAL E MULTICULTURALISMO........................................
1.2

INTRODUÇÃO

Atividade prática supervisionada da disciplina Educação e Diversidade, abordando os principais tópicos do parâmetro curricular nacional, distinguindo pluralidadeCultural e multiculturalismo. O assunto de que trata esta ATPS, serve para mostrar o quanto é importante que os alunos e também o professor reconheçam a diversidade cultural como um direito de todos os povos, e a valorize e tenha conhecimento de como essa referida diversidade contribui sobremaneira para a formação da sociedade brasileira.

1 PRINCIPAIS TÓPICOS DOS TEMAS TRANSVERSAIS QUE COMPÕESOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAL.

Com base na leitura do Parâmetro curricular nacional (PCN) que é uma referência para a educação em todos os níveis de ensino, tanto na escola pública, como também aplicado no ensino privado, e é com base neste documento que o professor pode procurar subsídios para preparar e fazer suas aulas, e assim padronizar o ensino em âmbito nacional, percebe-seclaramente a intenção de mostrar como nosso país é rico em diferenças e formado através da mistura de diversas raças, gêneros e etnias, e com isso tentar evitar já no convívio escolar, qualquer forma de discriminação ou preconceito, seja ela por raça, sexo, religião, condição social, ou qualquer outra forma de exclusão.
Dentre os diversos assuntos destacamos s principais tópicos a começar pelapluralidade cultural. É o reconhecimento e a valorização de que somos formados por diversas raças, etnias e culturas, e cada qual com sua diferença, forma de viver e ver o mundo de óticas completamente diferentes. Através dessa pluralidade cultural conseguimos observar as injustiças cometidas contras os povos indígenas, negros e outros diversos grupos étnicos por exemplo.
Destacamos também a pluralidadeda educação, que nada mais é do que valorizar e desenvolver a capacidade humana, fazendo com que cada pessoa reconheça a diversidade cultural e o multiculturalismo presente em nosso cotidiano.
E por falar em multiculturalismo, o que vem a ser isso? Multiculturalismo é a mistura de diversas culturas. É a miscigenação dos credos, culturas e hábitos que ocorrem no Brasil, desde seu descobrimento,fazendo assim com que isso tornasse na verdade uma de nossas características culturais.

PLURALIDADE CULTURAL E MULTICULTURALISMO

Os seres humanos são diferentes por natureza. Nascem brancos, índios, asiáticos, negros, entre outras raças, com características físicas diferentes como altura, peso, cor de olhos e até deficiências físicas. Obviamente dependendo de onde nasce cada indivíduo, elepossui referências históricas, culturais, políticas, religiosas, morais, entre outros diferentes conhecimentos. Justamente essa diversidade de raças dentro da espécie humana que é conhecido como pluralidade cultural.
Da mesma maneira que a pluralidade cultural trouxe desenvolvimento e conhecimento através da troca de experiências, troca de conhecimentos culturais, também trouxe desentendimentos,brigas e guerras por imposições de culturas e hábitos.
Multiculturalismo é o termo usado para descrever a existência de diversas culturas em um determinado local, com a predominância mínima de uma cultura específica, em outras palavras, por exemplo, um país que tem entre seus habitantes, pessoas oriundas de diversas partes do mundo, com culturas diferentes, que convivem entre si em harmonia, com apredominância mínima de sua própria cultura.
Observamos que na maioria dos países do mundo, este modo de vida não é difundido. Em muitos locais ao redor do globo, encontramos políticas de monoculturalismo, em que há predominância de cultura local em detrimento de qualquer outra. Muitas vezes o referido país aceita o imigrante, entretanto não o deixa difundir sua própria cultura, obrigando-o a...
tracking img