Muticuturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MULTICUTURALISMO

RESUMO

Defende a necessidade de currículos pautados por justiça curricular, entendendo-a como o grau em que os currículos contribuem para reduzir diferenças e desigualdades sociais. Em outras palavras, sustenta que, além da preocupação com a desigualdade econômica, a escola e o currículo precisam levar em conta a pluralidade cultural de nossa sociedade, buscandodesafiar as relações de poder que produzem e preservam as diferenças. Discute a centralidade da cultura na sociedade contemporânea, analisa estratégias pedagógicas para lidar com a pluralidade cultural e apresenta pontos a serem incluídos na formação de professores (as) multiculturalmente orientados.

Palavras-chave: multiculturalismo, currículo, estratégia pedagógica, formação docente.ABSTRACT

The article argues in favors of curricula informed by curricular justice, which is seen as the tendency of a curriculum to reduce social inequality and cultural difference. In other words, the paper suggests that, in addition to the concern with economic inequality, the school and the curriculum should take into account the cultural plurality of Brazilian society, attempting to challengethe relations of power which produce and preserve differences. It discusses the centrality of culture in contemporary society, analyses educational strategies to deal with cultural diversity and presents some aspects to be included in the training of multicultural oriented teachers.

Key-words: multiculturalism, curriculum, educational strategy, teacher training.

INTRODUÇÃO

Em inúmerosmomentos de trabalho com docentes de redes estaduais e municipais, em diferentes cidades do país, temos sido confrontados com perguntas que nos evidenciam a dificuldade presente entre o professorado, tanto de tornar a cultura um eixo central do processo curricular, como de conferir uma orientação multicultural às suas práticas. São freqüentes, nesses encontros, indagações relativas ao(à) aluno(a)concreto(a) que usualmente está presente na sala de aula: como lidar com essa criança tão "estranha", que apresenta tantos problemas, que tem hábitos presente na sala mitos e costumes tão "diferentes" dos da criança "bem educada"? Como "adaptá-la" às normas, condutas e valores vigentes? Como ensinar-lhe os conteúdos que se encontram nos livros didáticos? Como prepará-la para os estudos posteriores?Como integrar a sua experiência de vida de modo coerente com a função específica da escola?
Tais questões refletem visões de cultura, escola, ensino e aprendizagem que não dão conta, a nosso ver, dos desafios encontrados em uma sala de aula "invadida" por diferentes grupos sociais e culturais, antes ausentes desse espaço. Não dão conta, acreditamos do inevitável caráter multicultural dassociedades contemporâneas, nem respondem às contradições e às demandas provocadas pelos processos de globalização econômica e de mundialização da cultura (Ortiz, 1994), que tanto têm intensificado a cisão do mundo em "ricos" e "pobres”, "civilizados" e "selvagens", "nós" e "eles", "incluídos" e “excluídos”.
Ao mesmo tempo em que se expressam dificuldades e dúvidas por parte de muitos docentes,significativas experiências têm sido desenvolvidas, tanto no âmbito das escolas como de outros espaços de educação não formal, propondo-se a transcender o pluralismo "benigno" de visões correntes de multiculturalismo e a afirmar as vozes e os pontos de vista de minorias étnicas e raciais marginalizadas e de homens e mulheres das camadas populares. Todavia, a despeito das conquistas e das contribuiçõesdessas experiências, ainda não podemos considerar que uma orientação multicultural numa perspectiva emancipatória (Sousa Santos, 2003) costume nortear as práticas curriculares das escolas e esteja presente, de modo significativo, nos cursos que formam os docentes que nelas ensinam.
Estamos ainda distante do que Connell (1993) denomina de justiça curricular, pautada, a seu ver, por três princípios:...
tracking img