Pluralidade cultural e multiculturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pluralidade Cultural e Multiculturalismo

Somos todos diferentes! Temos características físicas e crenças próprias, as culturas mudam de um lugar para o outro, diferenças sociais, morais,econômicas, etc. É essa diversidade que chamamos de Pluralidade Cultural.
Aceitar, respeitar e conviver com essas diferenças em uma sociedade, sem que exista preconceito ou discriminação são ideologiasimportantes abordadas pelo Multiculturalismo.
Há diferentes formas de se interpretar o que acontece tudo depende da visão de mundo de cada pessoa. Cabe á cada um de nós encontrarmos meios que nospossibilitam ver as coisas de outros ângulos, discuti-las, aceitar opiniões e aceitar que as pessoas não precisam necessariamente concordar com aquilo que você acredita, e também podemos mudar a forma comovemos o mundo sem que isso altere nossos valores.
Os educadores têm o dever de aperfeiçoar a visão de mundo de cada um, e algumas vezes até muda lá, seja mostrando aos alunos que o respeito é algovalorizado e essencial em uma sociedade onde tudo é tão diversificado e fazê-los entender que todos têm que ser tratados como iguais independente de raça, religião, opção sexual, etc.
Há muito se diz queo Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade: é índio, afrodescendente, imigrante, é urbano, sertanejo, caiçara, caipira... Contudo, ao longo de nossa história,têm existido preconceitos, relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivência plena de sua cidadania...Secretaria de Educação Fundamental
É uma vergonha que um país tão diversificado como o Brasil, como diz claramente a citação acima, ainda tenha tanta discriminação. Por isso é de extremaimportância que o incentivo pelas “Doutrinas Multiculturalistas”, que reconhecem a vulnerabilidade das chamadas minorias sociais (negros, índios, mulheres, homossexuais, etc.) aconteça dentro e fora das...
tracking img