Origem da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem da Contabilidade e os primeiros sinais de sua existência na antiguidade
A Contabilidade teve sua origem devido a necessidade do homem de contabilizar seus bens e riquezas. É possível dizerque os primeiros atos contábeis existiam cerca de 3.ooo a.C., onde o homem primitivo passou a inventar números de caça e pesca, e a contar os seus rebanhos, já praticando assim uma forma rudimentar decontabilidade. As primeiras escribas contábeis datam do termino da Era da Pedra Polida, onde o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações, combinando o figurativo com o numérico,gravava-se a cara do animal cuja existência se queria controlar e o número correspondente às cabeças existentes. Esse processo de registro, embora rudimentar, deu origem ao processo de hoje, o nome da conta,por exemplo, substituiu a figura gravada, enquanto o aspecto numérico se tornou mais qualificado, com acréscimo do valor monetário ao quantitativo.
Também podemos citar a Bíblia onde o livro de Jóconsiderado o mais antigo, mostra já no seu início uma descrição exata da riqueza de Jó nos mínimos detalhes, comprovando que o controle de ativos era prática comum naquele tempo. Contudo ainda hárelatos anteriores por cerca do quarto milênio antes de Cristo, em que o homem da antiguidade fazia trocas simples de mercadorias, negociando perante terceiros para assim firmar a transação de bens edireitos, tendo em vista que naquela época não existia nenhum tipo de transação monetária.
A atenção com as propriedades e as riquezas do homem, era demonstrada pela sua preocupação constante deaperfeiçoar e acrescentar mais lucros, consequentemente essa linha de raciocínio adquiriu uma dimensão complexa com a relativa evolução até a criação da moeda. Tendo o pensamento no futuro, o homem começou aaperfeiçoar seus registros, a fim de reconhecer suas reais possibilidades de uso, de consumo e de produção de seus bens, a fim de saber quanto esses poderiam lhe render e qual a forma mais simples...
tracking img