Plataforma piper alpha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Piper Alpha, era uma plataforma petrolífera gigante, ficava aproximadamente a 22 kilômetros a nordeste da costa da Escócia. Erguia-se a 144 metros acima da da água. Produzia gás de 2 poços e óleo de outros 24 poços.

O ACIDENTE
No dia 6 de julho de 1988, um vazamento de condensado de gás natural que se formou na plataforma incendiou-se, causando uma enorme explosão que iniciou incêndiossecundários no óleo, derretendo a tubulação de chegada de gás. O gás causou uma outra grande explosão que envolveu toda a plataforma.
Tudo isso foi conseqüência do projeto deficiente da plataforma e outro fator importante, a falta de comunicação.Outro fator foi que a plataforma a Tartan, que era interligada a plataforma Piper Alpha por tubulação de gás, continuou a bombear gás ao núcleo do fogo até atubulação romper-se devido ao calor.
Os técnicos de operação da plataforma Tartan não tinham autoridade para parar a produção, mesmo vendo ao horizonte que a Piper Alpha estava em chamas. O fogo estava a mais de 100 metros de altura e visível a mais de 100 kilometros.
Uma embarcação a Tharos, especializada em combate ao fogo, aproximo-se da plataforma mas não pode evitar a sua destruição.
O navioTharos não pode bombear água suficiente para dar combate as chamas da plataforma até após a ruptura do oleoduto que a interligava a plataforma Tartan. Só quando a plataforma Tartan parou de bombear óleo, a embarcação Tharos conseguiu se aproximar, mas não conseguiu resgatar ninguém.

SEQUENCIA DE EVENTOS
Tudo começou com um procedimento de manutenção de rotina. A bomba condensadora de propanoque ficava na área de processo precisava ter sua válvula de segurança de pressão verificada a cada 18 meses, e a época tinha chegado.
Os técnicos removeram a válvula,deixando um buraco na bomba onde ela era instalada.
Os trabalhadores, por não terem conseguido todo o equipamento que eles precisavam até às 18 horas, pediram e receberam permissão para deixar o local e o resto do trabalho parao dia seguinte.
A noite com a troca do turno de trabalho, um pouco antes das 22 horas, a bomba condensadora primária teve uma falha. As pessoas na sala de controle que eram encarregadas de operar a plataforma naquele turno, decidiram dar partida na bomba reserva, sem saber que a mesma esta em manutenção. Os gases escaparam do buraco deixado pela válvula com muita pressão e aproximadamente as 22horas, o gás acendeu e explodiu.
A força da explosão derrubou a parede corta- fogo que separava diferentes partes da instalação de processamento, e grandes quantidades de óleo armazenados estavam queimando sem controle. Todo o sistema de chuveiro automático, projetado para borrifar água em tais incêndios para conter ou apaga-los, não foi ativado pois estavam em modo manual devido a operações commergulho.
No auge do fogo, as chamas alcançaram trezentos a quatrocentos pés no ar e poderiam ser sentidas a uma milha de distância e vista a oitenta e cinco.
Toda a tripulação começou a juntar-se na área dos alojamentos, a parte da plataforma que era o mais distante das chamas e parecia ser a menos perigosa, esperando helicópteros para os tirarem em segurança. Mas os alojamentos não eram àprova de fumaça. As chamas e a falta de treinamento fizeram as pessoas abrir e fechar repetidamente as portas, o que só piorou o problema.
As condições ficaram tão ruins que algumas pessoas perceberam que o único modo de sobreviver seria escapar da plataforma imediatamente.
Pois todas as rotas para os barcos salva- vidas foram bloqueadas por fumaça e chamas, e na falta de qualquer outra instrução,saltaram ao mar à espera de serem salvos por barcos. Foram salvos 62 homens desta forma; a maioria dos outros 167 morreram sufocados em monóxido de carbono e fumaça na área de alojamento.
Os dutos de gás que estavam abastecendo o fogo foram finalmente fechados, cerca de uma hora depois que eles tinham estourado, porem o fogo continuou com o óleo da plataforma e o gás que já estavam nos tubos...
tracking img