Piper alpha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NTRODUÇÃO


Piper Alpha era uma plataforma de produção de petróleo do Mar do Norte operada pela Occidental Petroleum Ltd. e Texaco. Uma explosão e o incêndioresultante a destruiu em 6 de julho de 1988, matando 167 pessoas. Somente 62 membros da tripulação sobreviveram. Era uma plataforma de grande porte, estava situada no campode óleo Piper, aproximadamente 193 km a noroeste de Aberdeen, em águas de 144 m de produndidade. Nos primeiros tempos, produzia também gás de um poço e ultimamenteproduzia óleo de 2 poços. Era conectada por um oleoduto e um gasoduto ao terminal Flotta, em Orkney e com gasodutos a outras duas instalações.
A instalação consistia emuma torre de perfuração em um lado, uma área de processamento e refino no centro, e alojamentos para sua tripulação no outro lado. Uma vez que Piper Alpha estava maisperto da costa que outras plataformas na área, tinha duas tubulações provenientes destas plataformas conduzindo à sua área de processamento. Esta instalação processava ogás proveniente das outras plataformas mais o petróleo extraído por ela mesma e então bombeava os produtos para a costa.
Dia 06 de julho de 1988, um vazamento causouuma explosão enorme que iniciou incêndios secundários no óleo, derretendo a tubulação de chegada de gás. O fornecimento de gás causou uma segunda grande explosão queatingiu toda a plataforma. Outro fator importante foi que a plataforma próxima, Tartan, continuou a bombear gás ao núcleo do fogo até que a tubulação interligando ambasplataformas rompeu-se devido ao calor. Os operadores de Tartan não tinham autoridade para parar a produção, mesmo vendo ao horizonte que Piper Alpha estava queimando.
tracking img