Plasticidade cerebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

LWT

Processos cognitivos e plasticidade cerebral na síndrome de down

CURITIBA
2012
A síndrome de down é caracterizada geneticamente pela trissomia docromossomo 21, que pode ser causada de diversos modos. É a síndrome de maior incidência e sua principal consequência é a deficiência mental.
O cromossomo extra causa desequilíbrio nas funções reguladorasde síntese de proteína, perda de harmonia no desenvolvimento e nas funções das células. A intensidade dessas consequências varia de acordo com o indivíduo.
A identificação do indivíduo com talsíndrome pode ser feita no momento do nascimento pelo médico ao se observar características físicas típicas da doença. Também pode ser feito um diagnóstico pré-natal por meio de testes sanguíneos.
Apesarde possuírem a síndrome, as crianças ainda assim tem as características herdadas de seus pais, como cor de cabelo, olhos, pele, e outros.
O fato de o diagnóstico ser feito antes ou depois donascimento, não interfere no prognóstico, pois não existem graus de SD e sim diferenças de desenvolvimento, que dependem não de fatores químicos, mas de ambientais e estimulantes externos.
Junto com aSD, algumas outras alterações são comuns de aparecer em conjunto tais como: problemas auditivos, ortodônticos, visuais, cardíacos, endocrinológicos, no aparelho locomotor, no aparelho digestivo,neurológicos, hematológicos, entre outros. A hipotonia muscular, porém, está presente em 100% dos casos e tende a diminuir com a idade. Essa condição faz com que o desenvolvimento da criança seja mais lento,já que a exploração que ela faz do meio fica comprometida. Fisioterapia pode ajudar.
O cérebro da criança com SD apresenta anormalidades estruturais e funcionais, acarretando um rebaixamento nashabilidades de análise, síntese e fala. Isso se deve uma lesão difusa combinada com uma má formação dos neurônios e suas redes de comunicação.
A limitação na transmissão de impulsos nervosos nos...
tracking img