Processos cognitivos e plasticidade cerebral na síndrome de down

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SILVA, M. F. M. C.; KLEINHANS, A. C. S. Processos cognitivos e plasticidade cerebral na síndrome de Down. Revista Bras. Ed. Esp. Marília, Jan/abr. 2006, v12, p.123-138

O artigo aborda aSíndrome de Down, suas possíveis causas e características,os processos cognitivos e a plasticidade cerebral em relação a Síndrome de Down.
As autoras nos levam a pensar o potencial de aprendizagemdas pessoas com SD á partir de algumas descobertas relacionando-as à outros conhecimentos já estabelecidos.
Segundo o artigo esta é uma das síndromes genéticas que mais ocorrem, só no Brasilaponta-se a presença de 300 mil pessoas segundo o censo de 2000.
O texto nos aponta que as descobertas sobre essa síndrome não chegam ao conhecimento da população ou chegam de maneira equivocada, levando-nosa pensar o quão importante seria nós educadores, também outros profissionais e a própria família dessa pessoa, terem acesso a essas descobertas de maneira a efetivar-lhes melhores possibilidades, equalidade de vida.
A síndrome de Down é uma alteração genética devido á presença de um cromossomo a mais, o par 21, esta alteração genética afeta o desenvolvimento do indivíduo, determinando algumascaracterísticas físicas e cognitivas, essa carga genética está presente desde seu desenvolvimento intra uterino e acompanhará o individuo, porém mesmo possuindo características próprias da síndrometambem terão características próprias da carga genética de seus pais.
A maioria das pessoas com SD apresenta a denominada trissomia 21 simples, onde um cromossomo extra está presente em todas ascélulas do organismo, devido a um erro na separação dos cromossomos 21 em uma das células dos pais. Este fenômeno é conhecido como disfunção cromossômica, outras formas são a denominada mosaica, quando atrissomia está presente somente em algumas células, e por translocação gênica, quando o cromossomo 21 está unido ao cromossomo 14.
É possível um diagnóstico pré natal utilizando diversos exames...
tracking img