Plantas trangenicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
produzidos, em laboratório, a partir da introdução de genes de outras espécies, com a finalidade de atribuir a eles características que não poderiam ser incorporadas de forma natural, ou por seleçãoartificial. Tema de bastante discussão na atualidade, muito se critica e elogia a respeito da aplicação destes indivíduos.

Considerando este aspecto, serão pontuados alguns argumentos utilizadospelos defensores dos transgênicos. No entanto, independentemente do ponto de vista, é fato que mais estudos devem ser feitos para que saibamos os reais impactos da introdução destes organismos nanatureza e em nosso dia a dia.

• Alimentos transgênicos: a solução para o problema da fome mundial?
Para contrariar o uso de transgênicos, geralmente empregam-se os seguintes argumentos:

• Ostransgênicos podem prejudicar a biodiversidade, por três motivos: o uso elevado e contínuo de agrotóxicos, a contaminação genética fruto da polinização cruzada e a uniformização genética resultante doplantio extensivo de monoculturas de variedades geneticamente alteradas.
• A poluição genética é um risco enorme com os transgênicos – se alguma variedade geneticamente modificada é liberada na natureza,ela pode alcançar sucesso evolutivo e causar a extinção de espécies nativas.
• Os transgênicos não irão acabar com a fome no mundo; segundo a ONU, produz-se mundialmente 1,5 vezes a quantidade decomida necessária para alimentar toda a humanidade: o problema é a distribuição desse alimento, que é desigual.
• O aumento do número de transgênicos fortalecerá grandes multinacionais como aMonsanto, mas enfraquecerá os agricultores, que ficarão sempre dependentes das sementes vendidas por essas empresas. Isso é uma realidade: as empresas que desenvolvem os cultivares transgênicos cobramroyalties para sua utilização, e por contrato, o agricultor não pode guardar as sementes ou passá-las adiante. A Monsanto desenvolveu a tecnologia Terminator, produzindo sementes que, quando plantadas...
tracking img