Estudo de caso empresa bom frio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA
A indústria metalúrgica trabalha sob a estratégia de liderança total em custos e é justamente na tecnologia que a indústria metalúrgica pode criar competitividade coma concorrência nacional e internacional. Inovar e desenvolver tecnologias, sejam elas para redução de custos ou melhoria dos processos, devem ser abordados constantemente nos processos demelhoria contínua da empresa.
Para manter os custos competitivos é importante que a indústria metalúrgica esteja sempre bem informada com o que se passa no processo produtivo. Éimportante saber exatamente qual o custo do produto produzido, quanto de energia foi agregado no preço final e o quanto de material foi requisitado. É importante analisar qual foi aparticipação da manutenção, quais foram os refugos e se o desempenho dos operadores está de acordo com o planejado.
Por incrível que pareça, a maioria das empresas, incluindo as metalúrgicaspossuem grande dificuldade em ter estas informações precisas oriundas do chão de fábrica. É muito comum observar o operador no chão de fábrica fazer o apontamento das informaçõesprodutivas manualmente. Muitas vezes informações estas que são geradas automaticamente pelos equipamentos e sistemas supervisórios podendo facilmente ser integradas com os sistemas degestão ou ERPs. Com um sistema integrado, as informações são muito mais confiáveis (pois não dependem do fator humano) e não há a necessidade de pessoas especificamente para este tipo detrabalho.
Sabemos que mais importante do que gerar informações confiáveis é saber analisá-las de forma com que elas possam gerar ações eficientes. A utilização de softwares inteligentescapazes de realizar análises sofisticadas e filtrar as informações para tomada de decisões pode ser também um grande fator de competividade. Veja o artigo sobre Business Intelligence.
tracking img