Planos de curso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
9ª GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO
E. E. E. F. SANTA MARIA GORETE

Professores: ____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________Disciplina: História

Série: 6º ano do Ensino Fundamental
Ano letivo: 2012

PLANO DE CURSO

1. EMENTA
Análises/Reflexões de assuntos e problemas relacionados ao estudo das temáticas aplicadas no sexto ano do Ensino Fundamental. A história e seus registros. O tempo histórico. Pré – história. O surgimento do homem. As aldeias agrícolas. O surgimento do Estado. Origem da ocupação americana.Mesopotâmia: o berço da civilização. A construção do Império Egípcio. Povos em estudo: Índia, China e Japão. Três povos da Palestina: hebreus, fenícios e persas. As origens da civilização grega. A cultura grega. A origem da civilização romana. O nascimento do cristianismo. Crise de Roma. Apogeu e declínio do Império Bizantino.

2. JUSTIFICATIVA

O aluno iniciante no Ensino Fundamental II devecompreender ao longo do ano que a história é a ciência que estuda as ações humanas no tempo. Para que assim, entendam como diversas civilizações e povos antigos contribuíram para os dias de hoje na sociedade, para que os mesmos possam se tornar apreciadores das manifestações de diferentes épocas e lugares. Este plano de curso tem a finalidade de proporcionar a aprendizagem de uma formainteressante e criativa para os educandos, sendo este um plano que contará com a participação e interação do público alvo a ser aplicado.

3. OBJETIVO

A disciplina História, ministrada no Ensino Fundamental, tem como, principal, desafio para os alunos: refletir, analisar e problematizar a história enquanto parte integrante da vida de cada aluno, de forma a possibilitá-los uma compreensão sistemáticae crítica da realidade. Portanto, o aluno deve ser conduzido pelo professor para que possa compreender o tempo histórico, as transformações e mutações da realidade. O professor, no entanto, deve ser um mediador, que ensinará o aluno a estudar de forma a poder vir a compreender a própria realidade que lhe cerca, a questionar o mundo a seu redor, a não ter preguiça de exercer o senso crítico. Dessaforma, os alunos são estimulados a utilizar questionamentos, Como? Por quê? Para que? Sendo assim, as aulas de História serão planejadas de acordo com o que é vivido pelos alunos, devendo contextualizar os acontecimentos passados no presente.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

5.1. 1º Bimestre
* A história e o historiador
* O tempo e a história
* Os primeiros grupos humanos* As primeiras aldeias e cidades

5.2. 2º Bimestre
* O povoamento da América
* Mesopotâmia: terras entre rios
* A civilização egípcia
* Índia, China e Japão

5.3. 3º Bimestre
* Hebreus, fenícios e persas
* Grécia: o berço da cultura ocidental.___do esplendor à conquista da macedônia

5.4. 4º Bimestre
* A formação do Império Romano
* O apogeuda civilização romana
* A crise de Roma e o Império Bizantino

5. METODOLOGIA DE ENSINO
O método de ensino aprendizagem se dará por meios de leitura de textos e livros paradidáticos de temas específicos com métodos didáticos a partir de aulas expositiva, interrogativas e intuitivas. Com técnicas de discussão circular, debate, mesa-redonda, etc. Apresentação e discussão de filmes edocumentários.

6. RECURSOS TECNOLÓGICOS (DIDÁTICOS)
* Estudo dirigido, jornal, livro didático, mapas, mural, quadro-de-giz, textos,
* Recursos audiovisuais (computador, vídeo, DVD, CD, internet, data-show, TV)

7. AVALIAÇÃO
A avaliação do aluno se dará por meio de utilização de formas diversificadas de exercícios, pesquisa de temas, debates, provas, fichamentos, participação,...
tracking img