Plano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis quemais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

Nos últimos anos, a motocicleta vem se firmando como importante alternativa de transporte e de obtenção de renda no Brasil, graças a características como praticidade, versatilidade, agilidade e economia.

Segundo a AssociaçãoBrasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Bicicletas - Abraciclo, cerca de 22% dos consumidores a utilizam principalmente como ferramenta de trabalho no País. Reflexo disso é o surgimento de profissões relacionadas ao uso da motocicleta e a popularização de serviços que utilizam este meio de transporte, dentre eles o serviço de tele-entrega, ou moto frete, popularmente conhecidocomo motoboy ou courrier.

Os serviços de entrega sobre duas rodas difundiram-se rapidamente no País, facilitando o dia-a-dia das pessoas, tornando-se uma alternativa indispensável para o envio dos mais variados tipos de encomendas. A agilidade e rapidez proporcionadas por essa atividade são as principais causas do enorme crescimento registrado no setor nos últimos anos, fenômeno observado emmuitas cidades do país, principalmente nos grandes centros.

eu defino tele-entrega como o serviço de entrega de documentos, comida, cheques, dinheiro, faturas, brindes, presentes, serviços, produtos ou qualquer tipo de material que lhe for solicitado, em um determinado local, de acordo com pedido através do telefone ou internet pelo cliente ou consumidor.
Mercado
Dados do Sindicato dasTransportadoras de Cargas do Estado de São Paulo (Setcesp) mostram que, apenas na Grande São Paulo existem hoje 4 mil empresas especializadas em moto frete, empregando cerca de 500 mil motociclistas na região. Enquanto que se estima que existam cerca de um milhão de pessoas no Brasil que atuam como motoboys, mensageiros, moto taxi e etc.
Em todo o país, os principais usuários destes serviços sãorestaurantes, farmácias e empresas de pequeno, médio e grande porte que precisam de agilidade na circulação de encomendas e pequenas cargas.

O moto frete cresce no Brasil na ausência, em muitas cidades do país, de serviços de coleta e entrega de encomendas expressas, devido a diversos fatores, entre eles:
- crescimento das vendas a distância (via internet, telemarketing, catálogos, etc.) dos maisdiversos tipos de produtos que, com a maior segurança nas transações financeiras eletrônicas, vêm aumentando o hábito do brasileiro em utilizar essa comodidade;
- aumento do tráfego de veículos causando congestionamento no trânsito e maximizando o tempo de entrega do material pelo remetente
A proliferação dos serviços de encomendas expressas é um fenômeno recente que atinge, principalmente, osgrandes centros e as cidades médias brasileiras.
Exigências
É necessário contratar um contador profissional para legalizar a empresa nos seguintes órgãos:
- Junta Comercial;
- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Secretaria Estadual de Fazenda;
- Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento;
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (éobrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano);
- Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema ?Conectividade Social ? INSS/FGTS?;
- Corpo de Bombeiros Militar.
- Alvará de licença sanitária - Adequar às instalações de acordo com o Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas)....
tracking img