Plano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Os circuitos elétricos A e B esquematizados, utilizam quatro lâmpadas incandescentes L idênticas, com especificações comerciais de 100W e de 110V, e uma fonte de tensão elétrica de 220V. Os fioscondutores, que participam dos dois circuitos elétricos, podem ser considerados ideais, isto é, têm suas resistências ôhmicas desprezíveis.
a) Qual o valor da resistência ôhmica de cada lâmpada e aresistência ôhmica equivalente de cada circuito elétrico?
b) Calcule a potência dissipada por uma lâmpada em cada circuito elétrico, A e B, para indicar o circuito no qual as lâmpadas apresentarãomaior iluminação.

2) No circuito elétrico abaixo E é uma fonte de tensão contínua variável. Pede-se:

a) A tensão fornecida pela fonte de tensão contínua variável E, de forma que a tensão entreos pontos X e Y seja de 16V.
b) Ajustando-se a fonte E para 240V, qual será a tensão entre os pontos X e Y?

3) Uma jovem, para aquecer uma certa quantidade de massa M de água, utiliza,inicialmente, um filamento enrolado, cuja resistência elétrica Ro é igual a 12 Ω, ligado a uma fonte de 120 V (situação I). Desejando aquecer a água em dois recipientes, coloca, em cada um, metade da massatotal de água (M/2), para que sejam aquecidos por resistências R1 e R2, ligadas à mesma fonte (situação II). A jovem obtém essas duas resistências, cortando o filamento inicial em partes não iguais,pois deseja que R1 aqueça a água com duas vezes mais potência queR2. Para analisar essas situações:

a) Estime a potência Po, em watts, que é fornecida à massa total de água, na situação I.
b)Determine os valores de R1 e R2, em ohms, para que no recipiente onde está R1 a água receba duas vezes mais potência do que no recipiente onde está R2, na situação II.
c) Estime a razão P/Po, que expressaquantas vezes mais potência é fornecida na situação II (P), ao conjunto dos dois recipientes, em relação à situação I (Po).

4) Uma bateria B, de força eletromotriz ε=12V e resistência interna r...
tracking img