Plano sobre calculo de volume de piramide

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual de Ensino Médio Bernardo Petry - 3ª série do Ensino Médio - 301 Professor Cassiano Scott Puhl Datas das aulas: 10/05 – 3ª feira – 2 períodos 12/05 – 5ª feira – 2 períodos

Conteúdo a ser estudado:   Estudo do volume da pirâmide e do seu tronco; Estudo de tronco de pirâmides;

Objetivos de aprendizagem: Com as atividades propostas neste plano, espero que os alunos sejamcapazes de:         Observar, construir e descobrir regularidades 1; Entender a definição da formula de volume da pirâmide; Identificar um tronco de pirâmide; Construir e visualizar desenhos de pirâmides e de seu tronco; Transformar um problema da língua corrente em linguagem matemática; Identificar a figura geométrica da face do tronco da pirâmide; Desenvolver o raciocínio lógico; Perceber aaplicabilidade da matemática no dia-a-dia.

Metodologia: Nesta aula serão tiradas as dúvidas referentes à aula anterior e continuarei o conteúdo. Através de uma atividade concreta, os alunos serão motivados a descobrir regularidades sobre o calculo do volume de pirâmides. A aula será expositiva-dialogada. Durante a aula procurarei incentivar e mediar os estudantes, para que os mesmos sejamsujeitos no processo de construção de seus conhecimentos. A minha única exposição individual ocorrerá quando eu vou apresentar algumas definições, como a definição de volume da pirâmide. O conteúdo abordado será desenvolvido através de exemplos ilustrados, dedução de fórmula, atividades concretas, além da realização de exercícios. As atividades ocorrerão em duplas para que haja a interação e cooperaçãoentre os colegas. Sempre que possível os discentes serão convidados a expressarem suas opiniões e conhecimentos prévios sobre o assunto.
1

Regularidades: semelhanças; características sempre presentes. Exemplo: as faces laterais das pirâmides são sempre triângulos.

Desenvolvimento das atividades: 10/05 – 3ª feira – 2 períodos No inicio da aula farei a chamada e, então, tirarei as dúvidas daaula passada e darei uma ideia do que será trabalhado. Iniciarei questionando os alunos, se o volume de pirâmide de altura h e área da base S é maior que o volume de um prisma de altura h e área da base S? Deverão dizer que não, que o volume da pirâmide é menor do que do prisma. Voltarei a questioná-los quanto de espaço é menor? Os alunos irão dar alguns palpitas. Darei a ideia de encher umapirâmide com sagu e colocar essa quantidade no prisma, para analisar seu volume, assim de uma forma intuitiva eles poderão concluir que o volume da pirâmide é 1/3 do volume do prisma, ou seja, V= . A pirâmide e o prisma serão trazidos por mim, mas quem encherá

a pirâmide e transpassará seu volume para o prisma será um aluno. No caderno dos alunos será copiada a fórmula para o calculo do volume e umarepresentação gráfica.

Após, será solicitado a resolução de alguns exercícios do livro e outros da bibliografia complementar (Anexo A). Com o exercício 9 poderei iniciar o conteúdo sobre tronco de pirâmide e facilitar a interpretação da fórmula do volume de um tronco da pirâmide. Ditarei a definição de tronco para os estudantes copiarem em seu caderno: “Se um plano interceptar todas as arestasde uma pirâmide, paralelamente às suas bases, o plano dividirá cada um desses sólidos em dois outros: uma nova pirâmide e um tronco de pirâmide”.

Com o tronco da pirâmide destacarei:    As bases do tronco são a base da pirâmide e a secção; As faces laterais são trapézios; A distância entre as bases do tronco chama-se altura do tronco. Após os alunos serão questionados: Qual é o formato dabase? Eles são proporcionais? Sobre o tipo de trapézio que é formado pela face lateral? E como podemos definir a altura do trapézio? O primeiro questionamentos, sobre a base, eles terão facilidade para responder; sobre o trapézio, eles irão enxergar que as arestas laterais do tronco são iguais, mas não saberão responder em linguagem matemática. Para definir a altura do trapézio, será feito um...
tracking img