Plano de negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Curso de Graduação em Engenharia de produção




CAPÍTULO 2: ESCOLHA DO NEGÓCIO
Núcleo Universitário Betim





Matheus Henrique Batista Lima,
Matheus Henrique da Mata,
Matheus Pires de Senne e Costa,
Paulo Henrique Maia





Betim
2013
Matheus Henrique Batista Lima, Matheus Henrique da Mata,
Matheus Pires de Senne eCosta, Paulo Henrique Maia




CAPÍTULO 2: ESCOLHA DO NEGÓCIO
Núcleo Universitário Betim




Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em
Engenharia de produção da Pontifícia
Universidade Católica de Minas Gerais em Betim






Betim
2013


1. INTRODUÇÃO

Atualmente ter um empreendimento é o sonho de muitos, garantindo uma independência financeira. Porém, a pessoa aocomeçar uma empresa, mesmo sendo realizadoras e que mobilizam grandes recursos estão sempre assumindo um risco. É comum achar empreendedores com ótimas ideias normalmente originadas: 71% delas são copiadas ou modificadas de um emprego anterior; 20% São descobertas por acaso, 5% Foram descobertas relacionadas à revolução dos computadores; 4% Foram descobertas através de pesquisas com o objetivo deencontrar uma ideia de negócio (http://www.novonegocio.com.br).
Portando, visando a busca da melhor escolha de um empreendimento, este trabalho nos dá ideias de desenvolvimento de um novo negócio, avaliar ideias de produtos, avaliar oportunidade de comprar negócios existentes, escolha do tipo de empresa, formalização do negócio e internacionalização da empresa.













2. ESCOLHADO NEGÓCIO

2.1. DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO NEGÓCIO

Muitas pessoas, ao andar pela cidade, podem apenas ver multidões, fachadas e anúncios, enquanto um empreendedor percebe o que está por traz disso: fluxo de pessoas, vendas, movimentação de bens, faixas etárias e tipos de comércio, entre outras informações, sendo assim capaz de identificar boas oportunidades.
Muitas empresas são iniciadasquando empreendedores desenvolvem ideias para novos produtos ou serviços. Não apenas os produtos de alto conteúdo tecnológico tem potencial para o sucesso. Na verdade, com frequência chegam ao mercado produtos e serviços, triviais ou criativos, com tecnologia de domínio público ou sem nenhuma sofisticação tecnológica, mas que nem por isso deixam de ser competitivos.

2.1.1. DE ONDE SURGEM ASOPORTUNIDADES

As ideias de novos negócios nascem de muitas formas. O símbolo universal da ideia é a lâmpada que se acende. Thomas Edison teve a ideia de responder a um artigo anseio da humanidade e criou não apenas a lâmpada, mas também uma empresa chamada General Electric. Um inovador e empreendedor, como ele, é capaz de transformar ideias em oportunidades de negócios.
Novo negócio com base emnovo conceito: O empreendedor clássico constrói um novo negocio a partir de um produto ou ideia. Essa linha baseia-se em competência técnica e grande criatividade, bem como habilidade para prever padrões e tendências antes da maioria das pessoas. O conceito do novo negócio é tão novo e revolucionário que cria um novo mercado e, como já foi dito, revoluciona a sociedade. Muitas das grandesrevoluções tecnológicas foram feitas por pessoas assim.
Novo negócio com base em conceito existente: Há também pessoas que iniciam um empreendimento com base em velhos conceitos. Por exemplo, se alguém abre uma padaria, a ideia não é nova e o empreendedor não criou algo inovador, mas o negócio representa um risco financeiro para o proprietário que, além disso, está desenvolvendo algo onde nada existia.Necessidades dos consumidores: O empreendedor potencial pode identificar carências e interesses das pessoas prestando atenção em suas reclamações, hábitos e traços culturais, entre outros, e, em seguida interpretar esses comportamentos para desenvolver produtos ou serviços. Muitos produtos importantes foram desenvolvidos com a ajuda do consumidor, quando não por ele mesmo.
Aperfeiçoamentos do...
tracking img