Plano de negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este trabalho, apresentada na disciplina Projeto Integrado do curso de Administração tem como objetivo apresentar o conceito de Sustentabilidade e como as empresas trata desse assunto.
O termo sustentabilidade está cada vez mais presente no ambiente empresarial. A definição de sustentabilidade mais difundida é a da Comissão Brundt-land (WCED, 1987), a qual considera que odesenvolvimento sustentável deve satisfazer ás necessidades da geração presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Essa definição deixa claro um dos princípios básicos de sustentabilidade, a visão de longo prazo, uma vez que os interesses das futuras gerações devem ser analisados.
A verdade é que, desde as definições das Comissões Brundt-land já surgiram inúmeras definições e, com certezaexistirão muitas outras nos futuro, porém, o ponto comum em todas elas, quando analisados detalhadamente, está nas dimensões quecompõem o termo sustentabilidade.
A maioria dos estudos, John Elkington (2007), Savitz, A. W. (2006), Lins, Wajnberg (2007), afirmam que sustentabilidade é composta de três dimensões também conhecidas como Tripple boltom line, que são: econômica, ambiente e social, paraobtenção do sucesso nos negócios, a expectativa de que as empresas devem contribuir de forma progressiva com a sustentabilidade surge do reconhecimento de que os negócios precisam de mercados estáveis, e que devem existir habilidades tecnológicas, financeiras e de gerenciamento necessárias para possibilitar essa transição rumo ao desenvolvimento sustentável. As ações e inovações das empresas nessesentido devem ser cada vez mais disseminadas na busca em ampliar a eficiência e a efetividade da sustentabilidade.
No entanto, apesar das muitas interpretações do que a sustentabilidade é, o conceito tem fundamentos históricos e teóricos a partir da qual cresceu que só agora estão começando a se solidificar em um definido consciente. É importante notar que a sustentabilidade não envolve apenasfixar o sentido amplo da palavra raiz "sustentar" a um vale-tudo de toda e qualquer atividade humana (apesar de ser feito com regularidade), tem antecedentes que colocá-lo em um contexto bastante claro e definitivo.
Na verdade, as chamadas para a sustentabilidade surgiram de uma necessidade de mudança real - fora das preocupações que o crescimento econômico dos esforços de desenvolvimento baseadoestavam com um mau desempenho na satisfação das necessidades humanas e melhorar o bem-estar humano em muitas regiões, enquanto os recursos simultaneamente esgotando rapidamente, a degradação do ambiente, empurrando limites ambientais, de forma inédita, e comprometer a conservação da natureza. Assim, a sustentabilidade pode ser articulada com rigor metodológico e científico tornando credível e útilpara analisar e gerenciar as atividades humanas, especialmente no que respeita à natureza, recursos e desenvolvimento. Conforme ALMEIDA 2000:
Sem descuidar da realidade econômica e de mercado no presente, seus líderes estão sempre pensando em termos de valor ambiental e social no futuro. Por isso, estimulam o contínuo treinamento e educação de pessoal e buscam permanentemente novas formas dediálogo e parceria com os stakeholders – pois têm consciência de que, cada vez mais, as parcerias e a responsabilidade compartilhada substituem o comando-e-controle e as relações tradicionais de negócios.
Atualmente, os gestores e empreendedores dirigem-se os discursos aos funcionários, ao mercado consumidor, aos concorrentes, aos parceiros, etc, exercitando assim a mente das pessoas no conceito...
tracking img