Sucessao em empresas familiares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

As empresas familiares impulsionam a economia mundial, pois representam parte significativa dos grupos empresariais. Quase todos os grandes grupos empresariais iniciaram no berço familiar. Este artigo conceitua a empresa familiar sob a ótica de vários autores e procura identificar os principais envolvidos no processo sucessório, considerando as suas necessidades, a fim de evitar osconflitos geracionais. Também relata, através de pesquisas e experiências de outros autores, as soluções que podem ser utilizadas para evitar os conflitos familiares.


PALAVRAS-CHAVES: empresa familiar, conflitos familiares, sucessão familiar, família.





































INTRODUÇÃO

As empresas familiares constituem uma parcelasignificativa dos grandes grupos empresariais, o que lhes garante um lugar de destaque na economia mundial. Apresentam uma grande heterogeneidade, tanto em relação a tamanho como em grau de competitividade no ambiente econômico no qual atua. Hoje existem desde pequenas e médias empresas, especializadas e competitivas, até grandes conglomerados que cresceram e que precisam reformular suas atividades paraconcorrer em um mundo aberto e globalizado.
As empresas familiares são a forma predominante de empresa em todo mundo. Estima-se que do total de empresas, 65% a 80% sejam controladas por famílias. As empresas possuídas e administradas por famílias constituem uma forma organizacional peculiar, cujo caráter especial tem conseqüências positivas e negativas. Elas extraem uma força especial da história, daidentidade e da linguagem comuns às famílias. As tradições, seus valores e suas prioridades brotam de uma fonte comum.
Entretanto, esta mesma intimidade também pode trabalhar contra o profissionalismo do comportamento empresarial, desencadeando uma série de conflitos, que se não forem administrados a tempo e de forma mais correta possível pode levar ao fracasso empresarial e a destruição dosrelacionamentos familiares.
Para contribuir para o fortalecimento das organizações familiares, mas principalmente pela manutenção de seu status quo, essas organizações precisam identificar, preparar e acompanhar os sucessores, sejam eles da própria família ou profissionais de mercado. Este artigo propõe-se a debater os aspectos da sucessão familiar relacionados aos dilemas vividos pelos sucedidos epelos sucessores e a extensão dos conflitos familiares sobre a gestão das organizações.

MARCO TEÓRICO

2.1 Empresas familiares

Para que se estude o processo de sucessão de comando é necessário ter bem claro o que é uma empresa familiar. Moraes Filho (2009), em estudo realizado sobre empresas familiares, destaca que “as sociedades familiares ficaram conhecidas por serem antiquadas,incapazes de sobreviver às exigências do mercado e entremeadas pelo nepotismo...”.
As empresas familiares nascem de idéias, empenho e investimento de indivíduos empreendedores e seus parentes, de sonhos de casais, de irmãos e de amigos irmãos. Construir uma sociedade familiar não é fácil, mas merece ser examinada por todos aqueles que sonham e desejam transformá-la em realidade, pois é uma forma deconseguir viabilizar desejos. Sociedade na empresa familiar é um processo coletivo que somente se mantém uma vez que viabiliza a realização individual de seus componentes (BERNHOEFT, 2003).
Bueno, Fernández e Sánchez (2007) citado por Moraes Filho (2009), estabelecem que os principais problemas das longevidades das empresas familiares são a sobreposição entre família e empresa, as dificuldades paraenfrentar a crescente internacionalização, a relutância em aceitar uma renovação organizacional, a cultura sobre o planejamento antecipado da sucessão gerencial e patrimonial, além da administração do patrimônio familiar e ineficácia dos órgãos de governança, principalmente, do conselho de administração.
De acordo com Neto e Freitas (2003) citado por Moraes Filho, as dificuldades na sucessão do...
tracking img