Plano de negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 SUMÁRIO EXECUTIVO


1.1 A Empresa




A Studio 10 Ltda. é uma empresa de pequeno porte, que atua no ramo de fotografias e vídeos profissionais. Situa-se a Rua Miguel Couto, n° 225, Centro, na cidade de Piumhi/MG, CEP 37.925-000, telefone de contato (37) 3371-7034. Foi inscrita no CNPJ, sob o número: 04.806.210/0001-22 em 07/12/2001, e possui Inscrição Estadual número:515.155.283.0033. Está catalogada com CNAE (código e descrição da atividade econômica principal) de número 47.89-0-08 (Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem). Seu nome empresarial é Studio 10 Ltda – ME e nome fantasia Studio 10. Tem como sócios: Dênis de Oliveira, Rodrigo Soares Costa, Aline Soares Costa e conta atualmente com 15 colaboradores.
A clientela-alvo da empresa écomposta por pessoas físicas e empresas da cidade de Piumhi e da região do Centro-Oeste mineiro, de todas as faixas etárias, e presta serviços principalmente em festas de aniversários, casamentos e formaturas.





Figura 1: Logomarca da empresa




1.2 Composição societária da empresa




A Studio 10 foi constituída de acordo com as normas legais do direito empresarialvigentes no Brasil, regidas pela lei 8.934/1994. Tal lei regulamenta o registro público de empresas mercantis e atividades afins, de empresas que queiram atuar em território nacional. A empresa é uma sociedade limitada, cujo ato constitutivo está baseado em um contrato social celebrado entre os três sócios, sendo eles Dênis de Oliveira (51 %), Rodrigo Soares Costa (15 %) e Aline Soares Costa (34%).O tipo societário da empresa Studio 10 é sociedade limitada, de acordo com o contrato social. A sociedade possui natureza personalística.
Conforme Ulhoa “As sociedades de pessoas são aquelas que a realização do objeto social depende mais dos atributos individuais dos sócios que da contribuição material que eles dão.” (ULHOA, 2003, p.24).
Em um estúdio de fotografias de pequenoporte, tem-se maior importância a questão da pessoa do que o capital, uma vez que esse elemento contribui decisivamente para a manutenção e organização da sociedade. “Evidentemente, não existe sociedade sem a presença destes dois elementos (sócios e capital), de forma que a classificação aqui examinada diz respeito à prevalência de um deles sobre o outro.” (ULHOA, 2003, p.23).
Sobre asociedade limitada, afirma Ulhoa que “A limitação da responsabilidade dos sócios é um mecanismo de socialização, entre os agentes econômicos, do risco de insucesso, presente em qualquer empresa.” (ULHOA, 2003, p.403). Ou seja, a sociedade limitada protege os bens pessoais dos sócios. Se a dívida for alta e a sociedade não conseguir cobrir esta divida, os bens pessoais não serão atingidos, agindo de “boafé”; caso provado que houve desvio de bens patrimoniais da sociedade para os bens pessoais dos sócios, os mesmos passam a responder pela divida da sociedade.
A responsabilidade solidária neste tipo de sociedade se dá no caso de integralização do capital social, no caso dos credores cobrarem o que falta a integralização do capital social a qualquer um dos sócios, tendo o sócio que pagou ascotas não integralizadas pelo seu titular o direito de regresso. Apesar da responsabilidade solidária dos sócios, há a garantia de limitação de suas responsabilidades pelos encargos sociais: sendo assim, os sócios só respondem por esses encargos na medida de até o valor máximo de sua cota no capital social, impedindo que seu patrimônio pessoal responda pelas dívidas da sociedade, limitando suaspossíveis perdas no caso de insucesso.
Ulhoa, explica que a distribuição societária das cotas da sociedade interfere na tomada de decisão.
As deliberações entre os sócios relativamente aos assuntos da sociedade são dotadas, regra geral, por maioria. No processo de tomada de decisões, na sociedade limitada, cada sócio interfere de modo...
tracking img