Nbr8160 resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CI2 - Instalações Hidráulicas e Sanitárias Prediais

INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ESGOTOS SANITÁRIOS
1. SISTEMAS PÚBLICOS DE ESGOTOS
Os sistemas públicos de coleta, transporte e disposição de esgotos existem desde as primeiras civilizações conhecidas (assírios, egípcios, chineses, hindus, romanos, etc). Com a evolução das cidades e o aumento das necessidades, evoluíram também estes sistemas. Estãorelacionados, abaixo, na ordem de sua aparição histórica.

1.1. Sistema Unitário (tout à l‛egout)
As águas pluviais e as águas residuárias são lançadas juntas na mesma canalização ou galeria. Tais istalações ainda estão presentes nas cidades européias e norte-americanas mais antigas. Exemplo mais famoso: Cloaca Máxima, construída no tempo do Império Romano e ainda hoje em utilização na capitalitaliana.

1.2. Sistema Separador Absoluto
Formada por duas redes independentes, uma para esgoto e outra para águas pluviais. Tem como vantagens: menor diâmetro das canalizações, vazão mais estável, menor custo das elevatórias e estações de tratamento. É, por lei, o único sistema admitido no Brasil.

1.3. Sistema Misto ou Separador Combinado
Neste sistema, os esgotos são conduzidos emcanalização própria, mas os condutos são instalados dentro das galerias pluviais. Utilizado em algumas cidades da Inglaterra. Tem vantagem construtiva.

2. NORMA E TERMINOLOGIA 2.1. Norma:
NBR – 8160/1999 – Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário – Projeto e Execução

2.2. Terminologia
A seguir, algumas definições relativas ao sistema de coleta de esgotos sanitários (item 3 da Norma):

- águasresiduárias: líquidos residuais, efluentes de esgotos e águas de inflitração; - águas imundas: águas residuárias contendo elevada quantidade de matéria fecal;
- águas servidas: águas resultantes da operação de lavagem e limpeza de cozinhas, banheiros e tanques;

Instalações Prediais de Esgotos Sanitários

1

PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com

CI2 - InstalaçõesHidráulicas e Sanitárias Prediais

- águas de infiltração: parcela de água do subsolo que penetra nas canalizações de esgoto pela falta de estanqueidade das juntas. Da ordem de 0,0002 a 0,0008 l/s.m de coletor; - aparelho sanitário: aparelho que, ligado à instalação predial, destina-se ao uso para fins higiênicos ou a receber dejetos e águas servidas (ex: vaso sanitário, lavatório, bidê, banheira,etc.); - caixa de gordura : elemento destinado a separar gorduras da água. É colocado na saída de pias de cozinhas; - caixa de inspeção: caixa destinada a permitir limpeza, inspeção e desobstrução das canalizações, a junção de coletores e a mudança de declividade. Tem 0,60m de diâmetro ou 0,60m de lado, quando quadrada; - caixa de passagem: caixa destinada a permitir inspeção, limpeza edesobstrução das canalizações de esgoto, coletores, subcoletores e ramais. Tem apenas uma entrada e uma saída para o esgoto; - caixa sifonada : caixa dotada de fecho hídrico e tampa, destinada a receber efluentes de aparelhos sanitários, exceto os de vasos sanitários; - coletor predial : é a tubulação de esgotos, de propriedade particular, que conduz o esgoto de uma ou mais edificações até a rede coletorapública; - coletor de esgotos: é a canalização que, funcionando como conduto livre, recebe contribuições de esgotos em qualquer ponto ao longo de seu comprimento; - canalização primária : canalização onde têm acesso os gases provenientes do coletor público ou onde escoa matéria fecal; - canalização secundária : canalização protegida por desconector contra acesso de gases provenientes do coletorpúblico ou onde escoa matéria fecal; - coletor tronco: canalização que recebe os esgotos provenientes dos coletores prediais e de vários coletores de esgotos; - coluna de ventilação: canalização destinada à ventilação dos desconectores situados em pavimentos superpostos; - desconector: dispositivo hidráulico ligado a uma canalização primária. Destina-se a vedar a passagem de gases das canalizações...
tracking img