Plano de negocios - sapataria salto auto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina Comportamento Organizacional Introdução à Administração Introdução ao Direito

Docente Mitie Maemura Data

Semestre 1º

Administração

Exemplo da Prática Integradora do módulo 3.1

Prezado Tutor, Buscando ajudá-los a orientar Práticas Integradoras, desenvolvi um exemplo de como os alunos deverão elaborar seus trabalhos. Neste exemplo, usaremos o caso de uma sapataria. Comovocês poderão constatar, o exemplo está bastante completo. Não é necessário que o aluno tenha esse grau de aprofundamento em algumas análises. O presente exemplo serve para orientar o aluno quanto a como são esperadas as respostas da prática. O presente exemplo é apenas um EXEMPLO. Serve de guia aos alunos, mas não deve ser utilizado como material de cópia. Atenciosamente; Mitie Maemura A) SapatariaSalto Alto e Cia.

O motivo da existência da empresa é o desejo das proprietárias Miriam e Marta Leitão em transmitir a outras pessoas uma paixão por elas compartilhada: sapatos. O empreendimento é de propriedade das duas irmãs. Possui denominação social “M.M. Leitão Ltda.”. Terá horário de funcionamento previsto de segunda a sábado, das 09h às 18:30 h.

A administração da organização éexercida por ambas as sócias com poderes de realizar todas as operações para a consecução do seu objetivo social, representando a sociedade ativa, passiva, judicial e extrajudicialmente. Será retirado mensalmente um pró-labore para as administradoras fixado em comum acordo entre as sócias, sempre obedecendo aos limites legais da legislação do imposto de renda.

A cada final de ano, as administradorasprocederão a um levantamento, realizando a prestação de contas do balanço patrimonial, dos resultados econômicos apurados no exercício do período, e após deduções previstas e formação de reservas consideradas necessárias, os lucros/prejuízos serão distribuídos proporcionalmente entre as sócias.

A empresa atuará na sua atual cidade ou no seu bairro. O estabelecimento possui cinco concorrentesdiretos. Acredita-se que o negócio atenderá cerca de 45 clientes por dia.

Além das duas sócias a empresa possuirá oito funcionários:

Um gerente: responsável pelo gerenciamento de todas as funcionárias. É ele quem adequará as metas da direção às metas das funcionárias. É ele o responsável pela verificação de horários de entrada e saída, controle do atingimento de metas e é função dele,também, fechar e abrir o caixa, efetuando a “sangria1”. Também é função dele organizar turnos de trabalho das funcionárias e verificar a organização da loja. É responsável também pela verificação e conferências de mercadorias entregues por fornecedores

Duas caixas: responsáveis pelo recebimento de pagamentos dos clientes. São responsáveis pela facilitação do pagamento de clientes (pelo cartão decrédito, débito ou cheques). Também fazem os pacotes das mercadorias.

Uma faxineira: responsável pela limpeza do estabelecimento. Organiza não só a loja (a parte visível), mas também os depósitos e a frente da loja. Presta serviços gerais, especialmente na área de conservação e limpeza da organização.

Um estoquista: Responsável pelo recebimento de mercadorias. É ele quem organiza os estoques e osrepõe.

Três vendedoras: responsáveis pelo atendimento ao cliente. Elas auxiliam o cliente a selecionar modelos de calçados adequados, encaminham os clientes aos caixas para a efetuação de pagamentos e também tiram dúvidas e atendem a diversas solicitações dos clientes.

Sangria é uma retirada do caixa. Normalmente se dá quando o valor do caixa atinge um determinado valor, ou mesmo quando épreciso retirar um valor do caixa.

1

Miriam e Marta estão tendo uma série de problemas. O primeiro deles, é que é muito difícil se conseguir formar um estoque de qualidade, tanto pela dificuldade de acesso a fornecedores2 quanto pela falta de recursos financeiros suficientes. Além disso, existem outros cinco concorrentes de peso onde elas pretendem se estabelecer.

O desafio da loja é...
tracking img