Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE

Prof. Vagner Venet

vagner_prof_uni@hotmail.com

Conceito de contabilidade

1 – Conceito - Conceitua-se contabilidade como sendo a ciência que estuda, registra e controla o patrimônio. É definida como ciência porque representa uma soma de conhecimentos práticos, sedimentados no tempo, representados por seus princípios e convenções geralmente aceitos.

2 – Objeto de Estudo– Deriva do conceito de ser o patrimônio o seu objeto de estudo, registrando-o e controlando-o, com a finalidade de fornecer informações ao administrador e a terceiros sobre a situação econômico-financeira de uma entidade ou agente econômico.

3 – Campo de Aplicação – A contabilidade fornece informações necessárias ao bom desempenho da entidade, para que esta alcance seus objetivos econômicosou sociais. As entidades econômicas, com ou sem finalidade lucrativa, constituem, portanto o seu campo de aplicação.

4 – Técnicas Contábeis

Temos 4 técnicas contábeis conforme abaixo:

a) Escrituração Contábil – é a técnica de efetuar os registros e fatos contábeis que afetam o patrimônio da entidade, passíveis de valorização monetária. Deve ser efetuada em ordem cronológica através doslançamentos em livros próprios.
b) Evidenciação Contábil – destinada ao repasse das informações aos usuários da contabilidade, no que diz respeito à situação patrimonial e suas variações. Também conhecida como “Técnicas de Demonstrações”, pois de forma sintética as informações são divulgadas mediante as demonstrações padronizadas, quais sejam: Balanço Patrimonial (B.P.), Demonstração do Resultado doExercício (D.R.E.), Demonstração de Origem e Aplicação dos Recursos (D.O.A.R.), Demonstrações de Lucros e Prejuízos Acumulados (D.L.P.A.) Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (D.M.P.L.), Demonstração do Fluxo de Caixa (D.F.C.), Demonstração do Valor Adicionado (D.V.A.) e Notas Explicativas (N.E.).
c) Auditoria Contábil – Consiste no exame de livros, documentos, relatórios e nolevantamento de informações, para verificar se as demonstrações financeiras representam de fato a situação econômica e patrimonial da empresa e se foram elaboradas de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade (P.F.C.).
d) Análise de Balanço – permite a análise e interpretação das Demonstrações Contábeis, visando avaliar o desempenho das entidades em determinados períodos. É o estudo dassituações econômico-financeiras das empresas, que visa à elaboração de relatórios detalhados, interpretados e escritos em uma linguagem acessível aos usuários das informações.

Classificação das Contas

As contas podem ser classificadas de acordo com vários critérios. Entretanto, aquele que nos interessa nesse momento é o que as classifica, conforme abaixo:

• Contas Patrimoniais;
• Contasde Resultado.

Contas Patrimoniais – representam os Bens, Direitos (Ativo) e Obrigações e o Patrimônio Líquido (Passivo).

Exemplo:
Contas de Ativo

Bens (Caixa, Veículos, Imóveis, Marcas e Patentes)

Direitos (Duplicatas a Receber, Promissórias a Receber).

Contas de Passivo

Obrigações (Fornecedores, Duplicatas a Pagar).

Patrimônio Líquido/Capital Próprio (Capital Social,Lucro/Prejuízos Acumulados).

Contas de Resultado – divide-se em Contas de Despesas e Contas de Receitas. Essas contas não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas é por meio delas que sabemos se a empresa apresentou lucro ou prejuízo em suas atividades.

• Contas de Despesas – decorrem da utilização de Bens e da utilização de serviços. Por exemplo: a energia elétrica consumida, os materiais delimpeza consumidos, materiais de expediente, serviços telefônicos, etc. As Despesas são registradas pela Contabilidade por meio das Contas de Resultado.
• Contas de Receitas – decorrem da venda de Bens e da prestação de serviços. Existem em número menor que as despesas.

Origens e Aplicação dos Recursos

Origens – As origens de recursos são representadas pelos aumentos no capital circulante...
tracking img