Auditoria e pericia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1. (0,10) A empresa auditada está respeitando fielmente princípio de segregação de funções? Justifique a sua resposta.

Resposta: Não, o princípio da segregação de funções consiste em estabelecer que uma mesma pessoa não pode ter acesso a diversas áreas da empresa, devido ao fato dessas funções serem incompatíveis dentro do sistema de controle interno. Cada função deve ser executada porpessoas e setores independentes entre si, possibilitando a realização de uma verificação cruzada. Segregação de funções é o princípio básico do sistema de controle interno que consiste na separação de funções, sendo autorização, aprovação, execução, controle e contabilização das operações.

Questão 2. (0,15) Qual o reflexo que o descumprimento da segregação de funções poderá ocasionar naempresa? Por quê?

Resposta: O reflexo são problemas financeiros, cria desconfiança entre os participantes dos processos, dá margem para erros e fraudes, causando descontrole da empresa.

Questão 3. (0,10) Diante dos dados que foram levantados, quais os procedimentos que a empresa poderá adotar para evitar os casos de fraudes e desvios? Justifique a sua resposta.

Resposta: O procedimento élocalizar o problema, e contratar novos funcionários para função.

Questão 4. (0,15) Que procedimentos deverão ser adotados com relação a essas ocorrências por parte do auditor? Descreva minuciosamente.

Resposta: O auditor deve propor que sejam adotados procedimentos de controles internos tanto de natureza contábil e de natureza administrativa. Os controles contábeis compreendem: sistema deautorização e aprovação de transações; princípios de segregação de tarefas; controles sobre os bens e informações; guarda de bens e direitos. Os controles administrativos compreendem: programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal; métodos de controle de atividades; sistemas de avaliação de desempenho; estudos de tempos na execução das tarefas. O auditor deve propor que sejam adotados programaspara treinamento e desenvolvimento de seu pessoal, a finalidade deste treinamento é contribuir para que as pessoas se tornem mais capacitadas, assim a quantidade de erros é menor durante a execução de suas funções, colaborando para maior qualidade na execução de tarefas da empresa.

Questão 5. (0,25) Elabore um Parecer de Auditoria diante dos fatos ocorridos quando da auditoria realizada.PARECER DOS AUTORITES INDEPENDENTES

Ilmos. Sr.
Administrador da
Rio da Prata S/A
APARECIDA SP


1. Examinamos os Balanços Patrimoniais da Rio da Prata S/A, levantados em 31 de dezembro de X1 e de X2, e as respectivas Demonstração de Sobras ou Perdas, das Mutações do Patrimônio Líquido e dos Fluxos de Caixa, correspondentes aos exercícios findos naquelas datas, elaborados sob aresponsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis.
2. Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevância dos saldos, o volume das transações e o sistema contábil e de controles internos da entidade; (b) a constatação, com base em testes, dasevidências e dos registros que suportam os valores e as informações contábeis divulgadas; e (c) a avaliação das práticas e das estimativas contábeis mais representativas adotadas pela administração da entidade, bem como da apresentação das Demonstrações Contábeis tomadas em conjunto.
3. Os valores de saldo da conta duplicatas a receber está com aumento de 300.000,00, o que evidência ocomprometimento do capital da empresa, não há critérios para avaliação de concessão de créditos, sendo concedido de forma demasiado. Também não há critérios para a baixa de créditos considerados incobráveis. Em nossa opinião, se os critérios para concessão de créditos e baixa para incobráveis fosse mais rigoroso o saldo desta conta se manteria numa média aceitável para a empresa.
4. No estoque não há a...
tracking img