Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cálculos dos Tempos
Cálculo da data mais cedo e data mais tarde
O cálculo das datas é realizado, indicando as somas das durações de cada atividade ao valor do acontecimento de início da atividade, o valor obtido é colocado no acontecimento de final da atividade. Primeiro é realizado o cálculo da data mais cedo. Só após efetuado este cálculo é que é possível obter o tempo crítico do projeto, queservirá como o valor inicial para o cálculo da data mais tarde.
A data mais cedo é colocada junto aos acontecimentos, na posição esquerda (primeira posição). O acontecimento que define o início do projeto possui o valor 0 (zero). A duração da atividade é somada ao valor do acontecimento inicial e coloca-se no acontecimento final (no caso de 2, o valor será 0, obtido em 1, a somar a 3, duraçãoda atividade a).
O percurso é realizado até se atingir o acontecimento de final do projeto (neste caso o 5). Verifique-se que no acontecimento 4, o valor obtido é duplo; pois existem duas atividades distintas que tem como ponto final esse acontecimento (d, c). Desta forma o percurso b/c possui uma duração de 5 unidades, enquanto o percurso (a, d) possui uma duração de 10 unidades. Nestes casos, aduração a ser colocada na data mais cedo é a de maior valor, pois pretende-se que o acontecimento seja realizado, quando tiverem sido realizadas todas as atividades que o precedem. Situação idêntica ocorre no acontecimento 5, com a escolha dos valores do percurso (a, e) com 5 unidades e (a, d ou b,c) + f, com 13 unidades. Novamente o valor maior é o escolhido. Assim 13 unidades corresponde aotempo crítico, que nos fornece a duração esperada para o projeto.
As datas mais tarde são obtidas, com base no preenchimento do espaço direito, junto ao acontecimento e tomasse o sentido contrário ao das atividades realizando a subtração do tempo mais à direita com o tempo da atividade. Quando se está perante a presença de vários valores procede-se de modo idêntico ao já relatado, mas escolhendo omenor dos valores em causa.
Tempo necessário para desenvolver um projeto
• método histórico - tempos medidos em cada uma das tarefas que compõem o projeto, registrados em projeto semelhantes já realizados anteriormente.
• método intuitivo - confiar na experiência de profissionais com capacidade de estimar após a sua participação em projetos semelhantes.
• método formula normalizada - obtervalores típicos disponíveis para o tipo de atividades do projeto
• complexidade - contexto, estrutura, dimensão, domínio de conhecimento, inovação
• características dos recursos humanos envolvidos- experiência, conhecimento, motivação, disponibilidade
• interrupções não diretamente relacionadas com o projeto – condições meteorológicas, atrasos de terceiros, falhas e avarias de equipamentos

Uso emComputadores (Software de Planejamento)

Existem diversos motivos que justificam a utilização de um aplicativo ou software de Gerenciamento de Projetos, dentre os quais podem ser destacados: é a maneira mais eficaz e rápida de representar graficamente (Gantt e PERT) o projeto através de apresentações bem elaboradas e precisas; direciona a uma metodologia eficaz de planejamento, pois obriga autilização de um método para o detalhamento de cada atividade; mostra automaticamente as inconsistências entre a execução do projeto e o que fora previsto pelo planejamento; auxilia o Gerente de Projetos na tomada de decisões relativas a prazos, custos e recursos; permite, de maneira muito rápida e eficiente, o cálculo do caminho crítico do empreendimento.
Softwares de Planejamento e Controle,não são meros fazedores de cronogramas, mas poderosíssimos gerenciadores de redes de planejamento. Aliás, os cronogramas são apenas um sub-produto dentre os diversos contidos em um aplicativo como o Project da Microsoft. Para o bom uso do aplicativo, não basta apenas o conhecimento dos menus, comandos e modos de exibição. É necessário um perfeito entendimento da extensão de suas possibilidades...
tracking img