Identidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – A partir dos dados de frequência das diferentes respostas observadas durante os exercícios de Nível Operante (NO) e Reforço Contínuo (CRF), calcule a taxa de respostas (Resp/min: total derespostas dividido pelo total de minutos do procedimento) em cada prática e preencha a tabela abaixo, elaborando um título para a mesma. Lembre-se que o título de uma tabela deve descrever o que seráapresentado nela.

Tabela 1 –

Diferença da taxa de resposta entre o Nível Operante e o Reforço Continuo durante o condicionamento
Respostas Frequência das Respostas Observadas
Observadas NívelOperante CRF
Total Absoluto Resp./min Total Absoluto Resp./min
Pressionar 0 0 51 3,4
Tocar 5 0,5 32 2,1
Farejar 63 6,3 26 1,7
Levantar 30 3 17 1,1
Limpar-se 8 0,8 16 1,1


2 – Faça umhistograma (gráfico de colunas) representativo dos dados relativos (Resp/min) dos comportamentos em Nível Operante e em CRF. Faça em Excel ou em folha milimetrada. Elabore um título para esse histograma.Lembre-se que o título do gráfico deve descrever o que será apresentado nele.


3 – Quais as respostas mais frequentes durante o NO (identifique duas e dê suas taxas)? Por que essas taxas seriamas mais frequentes? (Para o momento, procure responder levando em consideração a aquisição filogenética, ou seja, de acordo com a história da espécie).

As respostas mais frequentes são Farejar (6,3Resp./Min) e Levantar-se (3,0 Resp./ Min).
Farejar e Levantar-se fazem parte da filogênese do animal, eles estão descobrindo o novo ambiente que lhe foi imposto. Farejar e Levantar é natural para oanimal, eles estão explorando a caixa.

4 – Enumere as etapas indicadas para realizar a modelagem da resposta de pressão à barra. Por que será que essas etapas foram planejadas assim? A sequênciaque você efetivamente empregou foi diferente da planejada? Se sim, explique o porquê levando em conta o comportamento do animal.
As etapas indicadas para realizar a modelagem são:

1) Olhar em...
tracking img