Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PORQUE ALGUMAS PESSOAS TÊM MEDO DO FRACASSO?
Porque provavelmente desconhecem o que realmente é preciso para terem sucesso. Uma razão, é que muitos de nós estamos tão focados no sucesso e na sua obtenção, que nos esquecemos do que é realmente necessário para alcançá-lo. Raramente pensamos sobre as falhas como sendo uma parte da vida e como muitas histórias de sucesso surgiram a partir de falhasou erros. Ninguém fala quantas vezes Abraham Lincoln falhou nas eleições à presidência, antes de se ter tornando presidente dos Estados Unidos da América, ou como Bill Gates deixou Harvard antes de se tornar uma celebridade no mundo da informática. Nestes tempos de fácil acesso aos meios de comunicação social e notícias instantâneas, muitas vezes vemos o lado glamoroso do sucesso ao invés dosobstáculos e trabalho árduo que é preciso para chegar lá.
Julgo que a facilidade de contato que todos temos com o sucesso, a forma como o vemos no nosso dia-a-dia, pode conduzir-nos a uma falsa facilidade na sua obtenção. Pode condicionar-nos a querermos muito obtê-lo, mas sem termos a noção que o sucesso é muito mais um caminho que apenas um resultado.
Alguns gatilhos para o medo do fracasso:
Terexpetativas irrealistas. Muitas vezes esperamos ter sucesso logo na nossa primeira tentativa e, se não o obtivermos, pensamos que fracassámos. Quão realista isto é? Só porque não conseguimos passar num teste, ser preterido para uma promoção, ou não conseguir um “sim”, ao pedir o número de telefone a uma linda garota/rapaz, não quererá certamente dizer que é um falhado ou que não irá conseguir?Não mesmo! Mas o medo da rejeição ou da falha percebida, faz com que muitas pessoas não tentem mais nenhuma vez.
Perfeccionismo. Alguns de nós temos medo do fracasso, pois acreditamos que devemos ser perfeitos. Se fizermos uma tentativa para realizar algo que queremos, e depois falharmos, podemos ter a sensação de que corremos o risco de parecermos tolos e, portanto, sentirmo-nos de alguma formacomo um derrotado e incapaz.
Para um perfeccionista, tudo deve ser feito a um nível elevado, sem margem para erros. Eles acreditam que se não podem fazer algo com perfeição ou na perfeição, preferem não fazê-lo. Infelizmente, esse tipo de pensamento priva a pessoa perfeccionista da aprendizagem real e dos benefícios e valor da experiência adquirida.
Ansiedade. Para muitos de nós, o medo é umaemoção incapacitante, tolda-nos o raciocínio e faz-nos afastar de algumas coisas importantes na nossa vida. De repente, sentimos que o nosso ritmo cardíaco acelera e a nossa respiração tornar-se mais rápida. Sentimos sensações desconfortáveis ​​percorrendo o nosso corpo e fazendo com que aquilo que tememos seja ainda mais medonho. Ficamos tão consumidos pelas manifestações físicas da nossa ansiedade ouataque de pânico que não temos por vezes tempo para analisar de forma positiva e construtiva as situações que consideramos ameaçadoras, ou as coisas que receamos ou julgamos não ser capazes de realizar.
COMO SUPERAR O MEDO DO FRACASSO
Superar o medo do fracasso é algo capacitador, é algo que lhe promove a capacidade de construir caminhos para alcançar o sucesso que deseja na sua vida.
Apresentoalgumas dicas sobre como ultrapassar o medo do fracasso e focar-se no processo para alcançar sucesso:
Compreender e saber que às vezes você falhará. Perceba que você é humano e os seres humanos cometem erros e falhas. Antes de qualquer um de nós ter aprendido a andar, nós gatinhamos, e já depois de termos aprendido a andar, certamente muitas terão sido as vezes que caímos. Levantamo-nos, caímos,levantamo-nos novamente e continuamos o processo até que possamos caminhar habilmente.
Não personalize sempre o fracasso. Provavelmente algumas das vezes que fracassar poderão ter a ver consigo mesmo, com algumas características suas. Ainda assim, pode sempre mudar e adequar-se melhor às circunstâncias, evitando a auto-crítica destrutiva. Veja o fracasso como um trampolim. Tenha a certeza...
tracking img