Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01. Em que sentido o ataque dos clássicos contra o mercantilismo foi importante na formação das visões dos economistas clássicos sobre as questões macroeconômicas?
Eles acentuavam as tendênciasotimizadoras do livre mercado na ausência do controle estatal e enfatizavam a importância dos fatores reais na determinação da riqueza das nações. De acordo com a análise clássica o crescimento daeconomia era visto como resultado de aumento no avanço das técnicas produtivas e fatores de produção eram fundamentalmente reais.

02. Explique o conceito de função produção agregada. Como você acha que afunção produção da figura 3.1 seria afetada por um aumento na produtividade média e marginal do trabalho para um determinado nível de produção em virtude, por exemplo, de uma maior educação da forçade trabalho? De que modo essa mudança na função produção afetaria os níveis de produto e de emprego no modelo clássico?
A função é uma relação entre os níveis de produção e os níveis de insumos, paracada nível de utilização de insumos, a função produção mostra o valor resultante de produção, escrita da seguinte forma: Y = F (K. N).
O aumento no número de trabalhadores com maior educação(qualificados), melhora a produção elevando a produtividade e à medida que a produtividade aumenta, o emprego tende a aumentar também, porém a uma taxa decrescente. A inclinação da função produção é positiva,mas diminui à medida que avança pela curva.
03. Explique as teorias clássicas da oferta e demanda por trabalho. Por que a curva de demanda por trabalho é representada por uma curva com inclinaçãonegativa, quando traçada contra o salário real, enquanto a curva de oferta de trabalho é representada por uma curva de inclinação positiva, no mesmo gráfico?
No modelo clássico por demanda de trabalhoas firmas são competitivas, escolhem quantidades a ser produzida que maximize os lucros. Em curto prazo, a produção só pode ser alterada por meio da variação na utilização do insumo trabalho, de...
tracking img