Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Multiculturalismo

É um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, com no mínimo uma predominante. O Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo; porém, alguns países europeus advogam discretamente a adoção de uma política multiculturalista. Em contraponto ao multiculturalismo, podemos constatar a existência de outras politicas culturaisseguidas, como, por exemplo, o monoculturalismo vigente na maioria dos países do mundo e ligada intimamente ao nacionalismo. Pretende a assimilação dos imigrantes e da sua cultura nos países de acolhimento.
A política multiculturalista visa resistir à homogeneidade cultural, principalmente quando esta homogeneidade é considerada única e legítima, submetendo outras culturas e particularismo edependência. Sociedades pluriculturais coexistiram em todas as épocas, e hoje estima-se que apenas 10% a 15% dos países sejam etnicamente homogêneos.
A diversidade cultural e étnica muitas vezes é vista como uma ameaça para a identidade da nação. Em alguns lugares o multiculturalismo provoca desprezo e indiferença, como ocorre no Canadá entre habitantes de língua francesa e os da língua inglesa.
Mas omulticulturalismo também pode ser visto como fator de enriquecimento e abertura de novas e diversas possibilidades.

Monoculturalismo

É uma sociedade bastante homogênea, composta por uma só cultura – ou por uma cultura muito dominante – onde as tradições, identidade cultural e língua oficial são partilhadas pela esmagadora maioria dos cidadãos. Com isso existe menor diferenciação regional, asetnias constituintes tem tendência para uma menor variedade, existe também a tendência para a adoção de uma religião dominante e as liberdades individuais são delineadas de acordo com a promoção da monoculturalização.

Multiculturalismo no Brasil

Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas. Trata-se da miscigenação dos credos e culturas que ocorrem no Brasil desde os tempos dacolonização.
E uma das principais características da cultura brasileira é esta diversidade. O processo imigratório teve grande importância para a formação desta cultura. O Brasil incorpora em seu território culturas de todas as partes do mundo. Podemos dizer que esse processo de imigração começou em 1530 quando os portugueses deram inicio à colonização do Brasil. Os primeiros imigrantes não-portuguesesque vieram para o Brasil foram os africanos, que eram utilizados como escravos na lavouras de café.
Graças ao rápido desenvolvimento das plantações de café, esta colonização intensificou-se a partir de 1818, quando vieram imigrantes à procura de oportunidades.

No Brasil, o convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade, afinal, a sociedade brasileira resulta da mistura de raças –negra, branca, índia – cada uma com seus costumes, seus valores, seu modo de vida, e da adaptação dessas culturas umas as outras, numa quase “reciprocidade cultural”. Filhos desse hibridismo e tendo como característica marcante o fato de abrigar diversas culturas, nós, brasileiros, deveríamos lidar facilmente com as diferenças. Mas é exatamente isso que ocorre.

Inclusão Social

É um conjuntode meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela falta de classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais.
Inclusão social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema meritocráticoem que vivemos.
Nossa cultura tem uma experiência ainda pequena em relação a inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecidos por um grupo que é a maioria. E diante dos olhos deles, também somos diferentes.
As diferenças se fazem iguais quando colocadas num grupo que as aceitem e as...
tracking img