Resenha ngana fenda maria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CINDERELA DA ÁFRICA
NGANA FENDA MARIA

Organizada em uma coletânea de contos populares de Angola, do Folclore Quimbundo, por Viale Moutinho, publicado pela editora Landy em São Paulo, no ano de 2002, pp.35 a 47; o conto narra estória de Ngana Fenda Maria, filha de uma mulher de beleza incomparável chamada pelo mesmo nome, que comprara um espelho mágico, este que afirma a belezasuperior da filha. Sendo a beleza da filha confirmada pelo espelho, a mãe decide prender a filha e uma ama em uma casa somente com abertura para a passagem de alimentos, para que não chamasse mais atenção dos homens do que ela própria. Um dia Ngana (filha) pediu para que sua ama comprasse cana-de-açúcar para ela, cortou um dedo e um rapaz ouvindo suas lamúrias coma ama, parou e contou-lhe a história deFele Miranda que assim como ela tinha uma beleza incomparável assim como ela fora aprisionado por demônios em Ikandu. Ngana foge e começa sua jornada para salvar Fele Milanda. Durante sua caminhada, Ngana encontra Deus transformado numa velha leprosa e numa velha desfigurada, das quais recebe conselhos e um objeto mágico para ultrapassar a provas que lhe seriam impostas. Andou por 12 meses atéchegar à casa de Fele Milanda, onde durante as prova que devia efetuar é enganada por uma escrava (Kamasoxi) que se casa com Fele Milanda trocando de lugar com Ngana, que se torna escrava.
Fele Milanda faz uma viagem a Portugal, lista os pedidos dos escravos, na lista de presentes de Kamaria (Ngana) só havia objetos mágicos. Em Portugal, a mãe de Fele Milanda desvenda o engano. No regresso deFele Milanda, há a oferta de presentes aos escravos. Com seus presentes Kamaria (Ngana) faz todas as noites um ritual mágico que é desvendado por uma velha criada e por Fele Milanda.
Um banquete é preparado para desvendar a maldade de Kamasoxi, que é desmascarada diante de todos e punida ardendo em chamas para pagar por suas maldades.
Ngana Fenda Maria se casa com Fele Milanda e vivem felizes parasempre.
Lendo o conto, observa-se que há uma imensa semelhança com contos de fadas da Europa da época da colonização do continente africano, neste caso específico a colonização de Angola por Portugal. Na África desta época, não havia registro escrito, todas as histórias eram passadas de forma oral de pais para filhos, neste ponto pode ter havido a mistura das culturas e histórias das duasculturas.
Ngana Fenda Maria faz uma mistura de contos de fadas que é observada em muitos momentos, evidenciarei alguns momentos do conto com relação aos contos originais.
No primeiro momento faz referência a Branca de Neve e os sete anões:

“Não havia mulher mais bonita do que Ngana Fenda Maria. Um dia, ela teve uma filha que recebeu também o nome de Ngana Fenda Maria. Se a mãe era lindíssima, afilha, se possível, ainda a excedia em beleza.
Então, uma vez, a mãe mandou comprar em Portugal o espelho que fala e todas as manhãs depois de se lavar e vestir, ia junto dele e perguntava-lhe:
_ Ó meu espelho! Ó meu espelho! Diz-me se sou bonita ou feia!
E o espelho respondia:
_ És muito bonita. No mundo não há mulher mais bonita do que tu!
E, durante muitos dias, a cena repetiu-se, com a mesmapergunta e a mesma resposta. Mas uma vez, tendo a mãe saído, a filha, já crescida e que era a menina Fenda Maria, abriu a porta do quarto onde estava o espelho e mirou-se nele. Feito isso,retirou-se.”

Neste ponto do conto, a semelhança é tanta que até a frase usada pela Madrasta Má da Branca de Neve é exatamente igual a do conto angolano: “_ Ó meu espelho! Ó meu espelho!”.
Em outro momento,fica mostrada a relação com a história de Rapunzel que assim como Ngana, é reclusa em uma torre como castigo. Veja a relação dos contos:

Rapunzel :

“ Depois de muitos anos, quando Rapunzel já tinha doze anos, ela foi trancafiada pela Bruxa numa torre. Essa torre não tinha portas nem escadas.”

Ngana:

“Mandou fazer outra casa e nela meteu a filha e a ama. A seguir, cerrou as portas e...
tracking img