Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CYBERCAFÉ - CAFÉ PARA INTERNAUTAS
   
Apresentação

Os cafés se tornaram populares no começo do século 20 em Viena, Paris e Berlim. Eles eram (e ainda o são) lugares projetados para as pessoas encontrarem seus amigos, lerem jornais, discutirem os eventos importantes do dia e colocarem sua correspondência em dia. Esta cultura de Cafés européia se difundiu muito bem para o Reino Unido, EstadosUnidos, Canadá e Austrália. Hoje em dia este tipo de negócio também já se instalou no Brasil, principalmente nas grandes cidades, porém ao mesmo tempo milhões de pessoas se comunicam com amigos e colegas de trabalho usando computadores, de seus escritórios ou de suas próprias casas. Similarmente, artistas, músicos, vídeo makers e jornalistas começaram a perceber o potencial da computação multimídia,e estão procurando trabalhar, partilhar seus esforços e exibir suas obras em um lugar mais apropriado que uma galeria tradicional ou teatro. Muitas pessoas pensaram que seria uma boa idéia combinar a conectividade dos computadores com um lugar onde fosse servido um copo decente de café (ou chá) em um lugar público: um Cyber Café..

O que é um cybercafé

É uma nova proposta que mescla serviços eentretenimento num ambiente sofisticado, agradável e confortável, equipado com computadores, conexão com a Internet direto ao provedor via rede. É um local onde o internauta em trânsito pode fazer uso dos recursos da Internet, temporariamente se conectando com o resto do mundo, para encaminhar e receber e-mails, navegar na web, bater um papo nas salas de chat, pesquisar, imprimir seus trabalhos,fazer uso dos computadores com vários softwares instalados, enfim uma gama de possibilidades para facilitar a sua vida e ao mesmo tempo saborear um delicioso cafezinho. Tudo que o cliente quer concentrado num espaço altamente profissional.

Mercado

A maturidade da Internet no Brasil está decretada pelos especialistas. Cada vez mais internautas brasileiros acessam a WEB e mais de cinco mil pessoas jálançaram seus sites, sem falar nos cerca de 400 provedores de acesso estabelecidos no país. Assim, os números da Internet não param de subir, portanto, um mercado em expansão

Estrutura

A estrutura básica exigida compreende a uma área mínima de 60 m².

Investimento Inicial

Será fundamental fazer uma avaliação precisa do capital disponível, para que se possa dimensionar o negócio corretamente,sendo que o valor do investimento pode girar em torno de R$ 70 Mil.

Equipamentos

Para montar um cybercafé é necessário dois tipos de equipamentos distintos, os equipamentos de informática e os equipamentos para a instalação da cafeteria. Sendo que equipamentos e serviços opcionais farão o diferencial no mercado, para tal o cybercafé poderá ter Tv's para exibição de shows, vídeos,videoconferências, palestras, ar condicionado, um espaço para a venda de livros e revistas, uma pequena papelaria com produtos relacionados a informática, área para fumantes com sistema de exaustão, entre outros.

Equipamentos de Informática

Basicamente o que se vai precisar é de uma rede de computadores ligados à Internet preferencialmente a Internet via radio, para diminuir custos, sendo que alguns equipamentossão básicos para a criação de um cybercafé, tais como: Computadores, Impressoras Coloridas, Scanners, câmeras digitais, gravadores de CD's, Zip-driver, link´s direto com a Internet, provedores, servidores, além de um espaço para eventos de empresas (espaço para lançamentos, coletivas, seminários, com infra-estrutura e equipamentos próprios e adequados), como também a utilização de aplicativos,como por exemplo:

- Processador de textos e planilhas de cálculos;
- Games;
- Acesso à Internet;
- Cursos - O que é a Internet;

Equipamentos da cafeteria

Para estocar e expor os alimentos o empreendedor vai precisar de:

- Balcão refrigerado para os frios, queijos e doces;
- Balcão para a parte de panifício;
- Forno industrial para fazer pães e massas;
- Freezers para os produtos estocados;
-...
tracking img