Estimular a leitura de revistas e jornais-construção de fanzines

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
categoria lúdico

Um fanzine muito louco
O que é?
Oficina que promove a construção de fanzines a partir de colagens.

Para quem?
Oficina que promove a construção de fanzines a partir de colagens.

Onde fazer?
Uma sala ampla, onde as crianças possam se movimentar, com mesas e cadeiras

Em quanto tempo?
Duas sessões de 90 minutos

Para quê?
Estimular a leitura de revistas e jornais.Praticar a busca de informações e a pesquisa orientada. Desenvolver o prazer de ler e abordar textos informativos e jornalísticos. Estimular o trabalho cooperativo para construir um produto coletivo.

Materiais
Revistas e jornais recentes, de interesse das crianças e jovens, que possam ser recortados. Tesouras e colas (em quantidade suficiente para todos os participantes) Papéis coloridosvariados Folhas de papel sulfite (calcule ao menos 10 por participante) Exemplares de fanzines (caso seja possível)

E para desenvolver
Muito em moda nos anos 70 e 80, o fanzine pode ser aproveitado para estimular a leitura de jornais e revistas pelas crianças e jovens.

A palavra fanzine é uma junção de duas outras palavras: fan (do inglês, fã, fanático) e magazine (do francês, significando“revista”). Trata-se de uma tipo de revista temática, escrita, produzida e divulgada por fãs do tema em questão. Há, por exemplo, fanzines de histórias em quadrinhos, de música, de arte, entre outros. Sua origem remonta aos anos 1920, nos Estados Unidos. Esse tipo de publicação fez muito sucesso nos anos 1960 e 1970 na Europa (sobretudo França e Portugal). No Brasil, os fanzines mais divulgados foramproduzidos nos anos 1980.

Sessão 1: Pergunte ao grupo se alguém já ouviu falar num tipo de revista chamado fanzine. Se sim, pergunte a quem se manifestar se ele sabe o que é e para que serve um fanzine. Se não, você explica ao grupo esse tipo de revista trata de um tema do interesse de quem o produz, e tem por objetivo divulgar informações sobre esse tema para outras pessoas que também seinteressam por ele. Você pode, conforme a idade dos meninos e meninas do grupo, falar sobre a origem da palavra, onde e quando surgiu a publicação e por quê. Após essas explicações iniciais, você pode propor ao grupo a construção de fanzines, dando início às ações da sessão 1.

E se...?
Sendo possível, o grupo poderá pesquisar sobre fanzines na internet. Há inúmeras páginas e sites dedicados a essetema, fáceis de encontrar a partir de uma rápida busca. Você também poderá levar, para esse início de trabalho, caso seja possível, alguns exemplares desse tipo de publicação. Assim, será possível mostrar concretamente ao grupo exatamente do que se está falando (isso pode ser particularmente importante se o grupo for constituído por crianças com menos de 12 anos).

Numa primeira rodada deconversa com o grupo, faça a seguinte questão: “Se nós fôssemos criar uma revista, de que assuntos ela trataria?”. Anote as opções dadas. Depois sugira que o grupo se divida em equipes e proponha o trabalho: cada equipe produzirá um fanzine sobre um dos temas anotados. As equipes podem se agrupar por centros de interesse: os que gostarem de jogos poderão formar a equipe que fará o fanzine de jogos; osque gostarem de música, farão o fanzine de música, e assim por diante. Espalhe as revistas e jornais no centro da sala e oriente as equipes a procurarem nessas publicações textos variados (notícias, reportagens, histórias em quadrinhos, classificados, charges, variedades jornalísticas de todos os tipos, imagens,

fotografias etc.) que tenham a ver com o tema escolhido pelo grupo. Sugira que cadaequipe recorte e guarde os textos que interessarem. Dê bastante tempo para essa atividade. Se quiser, ela pode se estender por mais de uma sessão. É importante que você saiba que esse momento da oficina será de grande efervescência: os jornais e revistas serão manipulados, lidos, remexidos, recortados; os grupos poderão trocar informações entre si; a sala pode ficar bastante animada. Deixe que...
tracking img