Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rede Metodista DE EDUCAÇÃO do Sul
Centro Universitário Metodista IPA
Curso de Administração

Alexandre Magno Morales Tavares

RELATÓRIO FINAL

Porto Alegre
2010

Alexandre Magno Morales Tavares

RELATÓRIO FINAL

Relatório de Estágio Supervisionado I do Curso de Administração, turma AE322.

Porto Alegre
2010

SUMÁRIO

1 Introdução 4
2 Aspectos Genéricos Observados nasVisitas 4
2.1 Espíritos Empreendedores dos Fundadores e sua Capacidade de se Transmitir para os demais Colaboradores. 4
2.2 Pontos Fortes Observados em cada Empresa 5
2.3 Características Marcantes na História de cada Empresa 6
3. Parecer de cada Visita Realizada 7
4. Aprendizado obtido com as visitas de Estágio I 8
5. Avaliação da contribuição da disciplina para o futuro profissional deAdministração 8
Referências Bibliográficas 10

1 Introdução

O presente relatório tem por finalidade apresenta o estudo do aluno Alexandre Magno Morales Tavares durante o seu Estágio Supervisionado I do curso de Administração, realizado no primeiro semestre de 2010. Onde foram realizadas três vistas técnicas nas empresas Gerdau, AGCO e no Centro Logístico Eichenberg & Transeich, com a finalidadede conhecer as empresas: suas visões, valores e seus negócios.

2 Aspectos Genéricos Observados nas Visitas

Conforme visitas realizadas nas empresas, pude observar alguns conceitos da teoria da administração científica, assim como princípios da microeconomia. Sem dúvida nenhuma todas as instituições, estão inseridas num contexto globalizado onde seus produtos e serviços são frutos dos maisaltos estudos e implantações de processos de qualidade, buscando sempre a maximização do lucro e eliminado ao máximo desperdício de qualquer tipo. A forte e cruel competitividade do mercado as variações na economia mundial obriga uma constante reformulação nos conceitos, políticas e processos de gestão e foi este um dos aspectos que pude observar na Gerdau, AGCO e Eichenberg.
As três empresasque pude visitar também se formam de alguns princípios básicos da Administração, conforme CHIAVENATO (1993) uma organização formal é uma organização formalizada oficialmente. Possui uma estrutura hierárquica verticalizada “esta divide a organização em camadas ou escalas ou níveis de autoridade, tendo os superiores certo tipo de autoridade sobre os inferiores.” (CHIAVETATO, 1993 p. 279).

2.1Espíritos Empreendedores dos Fundadores e sua Capacidade de se Transmitir para os demais Colaboradores.

Irei começar com o grande espírito de empreendedorismo e visão empresarial de João Gerdau, emigrante alemão que saiu do Porto de Hamburgo rumo ao Rio Grande do Sul no ano de 1869 na busca de novos empreendimentos.
Movido pelo seu espírito empreendedor, Jorge Gerdau ao chegar ao Rio Grande do Sulfunda uma importante casa comercial. Sempre buscando novas oportunidades, João Gerdau muda-se com sua esposa, Alvine Gerdau, e seus três filhos, Hugo, Walter e Bertha, para Porto Alegre e lança-se no ramo industrial adquirindo a Fábrica de Pregos Pontas de Paris, em 1901, e assim começa uma das maiores empresas de siderúrgica do mundo onde seu espírito de empreendedorismo esta sempre presente nabusca de novas oportunidades e aquisições buscando sempre a maximização dos seus negócios, filosofia que nasceu de João Gerdau.
Já a AGCO com raízes fortemente estabelecidas na indústria de equipamentos agrícolas, a AGCO tem hoje, um patrimônio de marcas que se inicia em 1990 com a compra da Deutz Allis Corporation do alemão Kloeckner-Humboldt-Deutz AG. KHD, que por sua vez, havia compradoparcelas do negócio de equipamentos de Allis-Chalmers agrícola cinco anos antes. Desde aquela época, a AGCO se tornou uma empresa de máquinas agrícolas em todo o mundo através do crescimento do mercado. Aquisições estratégicas e soluções de vanguarda agrícola e fortes características de empreendedorismo são marcas implantadas pelo seu fundador, que até hoje faz parte da filosofia e visão da empresa....
tracking img