Metodologia da pesquisa cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1 A construção do conceito de cidadania
No dia 16 de novembro de 1938 foi aberto um inquérito com o intuito de investigar um incêndio em uma fabrica de óleo pertencente a uma companhia. O incêndio teve inicio na ala de prensagem de algodão, onde um dos funcionários esbarrou com um fardo em um tendente quebrando a lâmpada que causou um curto circuito ocasionando o incêndio.
Olaudo expedido pela policia poucos dias depois apontam o incêndio como acidental, porém, os diretores da empresa acusam os funcionários de sabotagem. A partir daí a policia realiza as investigações tendo como ponto, que o incêndio foi criminoso e todos os funcionários são suspeitos até que se prove o contrario.
Dois detalhes chamaram a atenção da policia a demora para acionar os bombeiros eo mestre da fabrica, e que os funcionários mencionaram que a fabrica possuía seguro e portanto sua perdas seriam mínimas.
Os funcionários defendem se apontando que a demora foi ocasionada pelo fato de que eles mesmos tentaram deter o fogo arriscando as próprias vidas, e que estavam preocupados com as perdas da empresa a qual mantinha seu sustento, argumentos plausíveis que não puderamser contestados, deixando então a questão: seria ou não sabotagem?
Os funcionários eram necessários a empresa pois mantinham a produção e zelavam pelo espaço físico e pelas matérias primas, já na visão da policia e dos diretores eram um perigo potencial e insistiam na vaga hipótese de sabotagem . tendo em vista isso como uma movimentação em relação ao estado novo o qual fazia aniversarioseis dias antes. O estado novo apontava o trabalho como um ato de cidadania. Ou se trabalha ou é considerado um vagabundo, deixando claro quem não trabalhar por bem, o estado se encarregara de fazê-lo cumprir de alguma maneira.

2.2 Vagabundos involuntários e vagabundos voluntários.
“ (...) pensamos que a investigação da etiologia da vagabundagem e da mendicância deve ter inicio desde aprisão para “averiguação” estudando-se a individualidade dos que são conduzido a presença das autoridade policiais como vadios, mendigos, ébrio habituais ou como de tal suspeitos. É a policia que recebe, de inicio, toda esculhama social, os pervertidos da ordem e os individuo perigosos(...)”
Embora criminalizada, a situação de desemprego era bastante comum, ocasionando para quem nela se encontravao perigoso estigma de vagabundo: o suspeito numero um do regime. Mas o que de fato é um vagabundo involuntário e vagabundo involuntário? Vagabundo involuntário é aquele que por falta de oportunidade acaba desempregado. O que ocasionava a perda da cidadania pois estavam embutida na profissão e os direitos do cidadão restringiu-se aos direitos do lugar que ocupa o processo produtivo os tornandopré-cidadãos.
Já os vagabundos voluntários são aquele que acabam cometendo crimes por medo de se tornar um pré-cidadão. A garantia da sobrevivência a qualquer custo, fez com que tais cidadãos acabassem marginalizando os centros urbanos pela falta de oportunidade ou por medo de serem demitidos. Fatos impensados que ocasionam violência são traços da realidade social.
Como pode ser observado a umalinha tênue entre involuntário e voluntario. É uma zona nebulosa que estava sujeito a quem perdesse o emprego.
O Conceito de marginalidade emerge, nestes anos do Estado Novo, estreitamente vinculado à ideia de ocupação. Os pilares sobre os quais se define cidadania são três: a regulamentação profissional, o sindicalismo público e a carteira de trabalho.
Como âmbito privado da família, a regra decomportamento a ser seguida no espaço público da nação é informada pelos valores de respeito e obediência à autoridade e pelo valor de preservação da harmonia e coesão social. O poder público silencia o discurso que não se fizer através dele e de acordo com ele, portanto recobrindo os seus interesses.
O trabalhador só é reconhecido quando sua função/ ocupação estiver regulamentada pelo...
tracking img