Plano de negocio hotel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 125 (31081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Administração de Hotéis

CURSO: Administração de Hotéis

Curso: Administração de Hotéis

CURSO: Administração de Hotéis

Curso: Administração de Hotéis

República Federativa do Brasil Presidente Luis Inácio Lula da Silva

Ministério do Turismo Ministro Luis Eduardo Pereira Barreto Filho Chefe de Gabinete Gilberto Barbosa dos Santos

IBRASI - Instituto Brasileiro deDesenvolvimento de Infraestrutura Sustentável Presidente Luiz Gustavo Machado Diretora Técnica Maria Helena Necchi Diretor Financeiro Sandro Saad

Curso: Administração de Hotéis

INTRODUÇÃO

Hotelaria é uma indústria de bens de serviço. Como qualquer indústria, possui suas características próprias de organização e sua finalidade principal é o fornecimento de hospedagem, alimentação, segurança, evários outros serviços coligados à atividade de bem receber. Surgiu nos idos de 450 a.C., quando, no sopé do monte Cronos, em Olímpia, na Grécia, foi construída a primeira hospedaria com finalidade específica de hospedar os visitantes que ali compareciam para assistir aos jogos olímpicos. É o primeiro "hotel" de que se tem notícia.

Somente após a Segunda Guerra Mundial, com as grandestransformações tecnológicas e o desenvolvimento industrial crescente, a hotelaria passou a se aperfeiçoar e criar conceitos próprios, diferenciando as diversas categorias de estabelecimentos e criando regras e normas que direcionassem suas atividades.

No início, as administrações eram familiares. O proprietário do estabelecimento era o único administrador, contando, além de sua família, apenas com auxiliarespara os serviços mais simples. Com o passar dos anos e as inovações e descobertas de toda ordem que foram modernizando nossas vidas, chegamos aos dias atuais, em que a concorrência e outras imposições externas afetaram definitivamente a maneira de conduzir um negócio hoteleiro. As especializações de mão-de-obra nos diversos segmentos tornaram-se cada vez mais necessárias e obrigatórias. Asdificuldades comerciais crescentes, com a expansão do parque hoteleiro e natural aumento da concorrência, fez com que a administração passasse a ser estritamente profissional e seus gerentes escolhidos dentre aqueles que mais se destacassem no mercado.

Mas, como fazer para vencer esta grande competição administrativa, operacional e comercial?

Curso: Administração de Hotéis
Administrar é termogenérico definindo qualquer posição de mando em determinada área de atividade. A definição mais simples de Administrar é: obter a execução de serviços por intermédio de outras pessoas.

Conforme veremos adiante, não é tão fácil como parece. Especialmente quando se trata de um empreendimento tão diversificado quanto um "hotel". Isto porque existem diferenças marcantes entre uma indústria de bens euma indústria de serviços. A administração é a mesma , mas suas nuanças tomam formas e direções bem diversas. Vejamos quais são essas diferenças:

NA INDÚSTRIA DE BENS

O produto final só é visto e adquirido pelo consumidor, após concluído e distribuído às lojas. O produto é fornecido ao usuário, podendo recebê-lo até mesmo em casa, com pedido pelo telefone. O contato do administrador com ocliente, é feito através de prepostos ou telefone. Um bem adquirido é material, palpável, podendo ser analisado, testado e aceito fisicamente pelo cliente no ato da compra ou logo após sua utilização. O cliente não convive no ambiente de trabalho, nem conhece os artífices que produziram o bem adquirido. Qualquer modificação ou alteração em sua linha de produtos pode ser testada e posta em prática,independente da opinião do cliente, não interferindo em sua utilização. Um bem material é levado pelo consumidor para seu uso. Diariamente o vê e o utiliza. Os erros de planejamento em uma produção podem ser corrigidos, e os bens adquiridos pelo cliente reparados e devolvidos (vide alguns casos com a indústria automobilística, entre outros). O Administrador Geral, salvo alguns poucos casos,...
tracking img