Plano de negocio hotel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

1.1. Turismo Mundial

O turismo mundial vem ganhando importância crescente em todo o mundo, em virtude do seu papel relevante no desenvolvimento econômico e social, gerando renda e empregos diretos e indiretos. É uma atividade de demanda, associada ao consumo, sendo seu desempenho fortemente influenciado pelo crescimento no nível de renda dos consumidores efetivos e dosdemandantes potenciais. Mesmo com crise, o turismo mundial registrou crescimento de 4,5% entre janeiro e junho, segundo estudo da Organização Mundial do Turismo (OMT), divulgado pela agência EFE. O crescimento é relativo ao mesmo período de 2010 e significou recorde de 440 milhões de turistas. A OMT destacou, ainda, que o crescimento de 4,3% das economias ricas registrado este ano está chegando pertodos 4,8% dos emergentes, que foram os responsáveis pelo crescimento do turismo internacional nos últimos anos.
O turismo nas Américas cresceu 6%, média superior à mundial, e o destaque foi a América do Sul, na qual o turismo cresceu 15%. Por conta dos distúrbios políticos e sociais, os países do Oriente Médio e Norte da África tiveram quedas respectivas de 11% e 13%.Se a Europa continua vivendosuas crises internas, está longe de perder o charme como destino turístico. O turismo no continente avançou 6%, o que foi devido, segundo o estudo ao fato de o turismo do oriente médio e norte da África ter sido direcionado à Europa meridional e mediterrânea, que registrou crescimento de 7%. O mesmo índice de crescimento foi obtido na Europa setentrional e na região da Europa Central e do Leste(9% de incremento).Já a região Ásia-Pacífico teve aumento de 5% no seu turismo, o que já serviu, de toda forma, para consolidar o aumento de 13% registrado em 2010 e considerado “extraordinário”.
Com esse crescimento, surge também um grande número de empreendimentos que vão se instalando nas cidades ou em localidades que tem algum potencial turístico e que recebem turistas. Dessa maneira, aumentaa importância e necessidade de estudos e pesquisas no setor, visando orientar esse crescimento e organizar as ações humanas no que diz respeito às instalações e facilidades necessárias para que a atividade turística seja introduzida e mantida de maneira sustentável, ao meio ambiente, à cultura e à comunidade local, buscando minimizar os possíveis impactos negativos e maximizar benefícios eimpactos positivos. Alguns desses impactos podem ser visualizados na figura 1.



Figura 01: Impactos do Turismo

1.1.1 Ranking dos Países mais Visitados do Mundo

Na mesma pesquisa feita pela OMT aponta os países mais visitados do mundo e destaca o Brasil em 37º lugar conforme planilha abaixo:

País Chegada de Turistas Internacionais
1º França
79,1 milhões
2º Espanha
58,5 milhões3º Estados Unidos
51,1 milhões
4º China
49,6 milhões
5º Itália
41,1 milhões































37º Brasil
5,0 milhões















Figura 02: Ranking dos países mais visitados no mundo

1.1.2 Turismo Nacional

O Brasil tem um enormepotencial turístico devido as suas belas paisagens naturais e da diversidade cultural. O turismo traz um potencial econômico, social, cultural e ambiental. É um grande gerador de receita, ele é social por criar empregos diretos e indiretos, culturais, pois preserva a identidade do lugar, como monumentos históricos, e ambientais onde a preservação, como o ecoturismo.
No Brasil as cinco cidades maisvisitadas por brasileiros são: Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo, Salvador e Foz do Iguaçu.
O Brasil é o maior país da América Latina, cobrindo quase a metade da América do Sul, ocupa uma área de 8.547.403,5 quilômetros quadrados. Sendo o quinto maior país do mundo, depois do Canadá, da Federação Russa, da China e dos Estados Unidos.
Serra e Montanha: é uma cadeia montanhosa do relevo...
tracking img