Plano de negocio auto escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 72 (17800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Auto escola |
Área de atuação do negócio: Serviços |

|
PARTICULARIDADES DA ATIVIDADE
» ATIVIDADE DESENVOLVIDA
O Código de Trânsito Brasileiro - CTB (Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997), veio disciplinar a Política Nacional de Trânsito em todo território nacional. Dentre as medidas, estabeleceu novas diretrizes para o funcionamento das auto-escolas.
Nesse sentido, o artigo 156 doCTB atribuiu ao Conselho Nacional de Transito - CONTRAN, competência para regulamentar o credenciamento das auto-escolas e outras entidades destinadas à formação de condutores, bem como as exigências necessárias para o exercício das atividades de instrutor e examinador.
O CONTRAN, por meio da Resolução nº 074, de 19 de novembro de 1998, regulamentou o credenciamento dos serviços de formação e oprocesso de habilitação de condutores de veículos.
Com isso, as chamadas AUTO-ESCOLAS passaram a se denominar oficialmente como CENTROS DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - CFCs, passando a ter atribuições mais amplas e específicas que antes.
 
» CENTROS DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - CFCS
Conforme nova redação dada pela Resolução nº 89/99, "os Centros de Formação de Condutores - CFCs são organizaçõescredenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN e registradas pelos órgãos executivos de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal, possuindo administração própria e corpo técnico de instrutores com curso de especialização, objetivando a capacitação teórico-prática de condutores de veículos automotores".
O registro para funcionamento do Centro de Formação de Condutores - CFCs éespecífico para cada centro e será expedido pelo órgão de trânsito que jurisdicionar a área de sua localização.
A formação de condutores deverá incluir, obrigatoriamente, curso de direção defensiva e de conceitos básicos de proteção ao meio ambiente relacionados com o trânsito.
Atenção:
Este trabalho não trata de Cursos de Treinamento para Condutores de Veículos Rodoviários, transportadores deprodutos perigosos, regulamentada pela Resolução nº 91, de 04 de maio de 1999. |
 
» CLASSIFICAÇÃO DOS CENTROS DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES
Os Centros de Formação de Condutores - CFCs, poderão se dedicar ao ensino teórico-técnico ou ao ensino prático de direção veicular ou ainda a ambos, desde que possua certificado para as duas atividades. Os CFCs têm por objetivo habilitar os candidatos aprestarem os exames realizados pelas Controladorias Regionais de Trânsito - CRTs, a fim de que possam obter a permissão para dirigir.
Desta forma, para efeito de credenciamento pelo órgão de trânsito competente, os CFCs passaram a ter a seguinte classificação:
* "A" - ensino teórico-técnico;
* "B" - ensino de prática de direção;
* "A/B" - ensino teórico-técnico e de prática de direção.
Aformação teórico-técnico habilita o candidato a prestar exames nas Controladorias Regionais de Trânsito - CRTs.
 
» CONTROLADORIAS REGIONAIS DE TRÂNSITO - CRTS
A Resolução nº 074/98 criou as CRTs, que são entidades especializadas para atender aos requisitos previstos na legislação de trânsito. Os órgãos de trânsito dos Estados (DETRAN, no caso do Estado de São Paulo), por delegação do órgão máximode trânsito da União, poderão credenciar os CRTs através de procedimento licitatório.
O Departamento Estadual de Transito - DETRAN, se optar pelo não credenciamento das CRTs, deverá cumprir as exigências previstas nesta Resolução para as Controladorias Regionais de Trânsito - CRTs.
Atribuições das Controladorias Regionais de Trânsito:
I - certificar e auditar privativamente os Centros deFormação de Condutores - CFCs;
II - capacitar os examinadores e os instrutores, mediante cursos específicos: teórico-técnico e de prática de direção;
III - elaborar as provas a serem prestadas, as quais serão impressas de forma individual, única e sigilosa, contendo o nome do candidato, data e hora da impressão.
 
 
» REGISTRO E FUNCIONAMENTO DOS CENTROS DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES
Por meio...
tracking img