Plano de negocio de auto escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO INTEGRADOR
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
ÁREAS PROFISSIONAIS: GESTÃO E NEGÓCIOS E CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS
1° MÓDULO DOS CURSOS

1. Objetivo
O Projeto Integrador tem como objetivo principal trabalhar trans e interdisciplinarmente os diversos saberes que compõem o Módulo do Curso, enfatizando o saber fazer através do exercício de habilidades na confecção edesenvolvimento do Projeto. Para o primeiro módulo dos cursos superiores de tecnologia da área profissional Gestão e Negócios, o Projeto Integrador incentiva a atitude empreendedora junto aos discentes, que deverão desenvolver um plano de negócios.

2. Modelo de Plano de Negócios

O Modelo exposto[1] apresenta todos os tópicos a serem desenvolvidos pelos discentes, bem como uma breve orientação sobre odesenvolvimento de cada item.

1. Resumo Executivo
2. O Produto/Serviço
2.1 Características
2.2 Diferencial tecnológico
2.3 Pesquisa e desenvolvimento
3. O Mercado
3.1 Clientes
3.2 Concorrentes
3.3 Fornecedores
3.4 Participação no Mercado
4. Capacidade Empresarial
4.1 Empresa
4.1.1 Definição da Empresa
4.1.2 Missão / Visão de Futuro
4.1.3 Estrutura Organizacional
4.1.4 Parceiros4.2 Empreendedores
4.2.1 Perfil Individual dos Sócios (Formação/Qualificações)
5. Estratégia de Negócio
5.1 Ameaças e Oportunidades
5.2 Pontos fortes e fracos
5.3 Objetivos
5.4 Estratégias
6. Planejamento e Desenvolvimento do Projeto
6.1 Estágio atual
6.2 Cronograma
6.3 Gestão das Contingências
7. Plano Financeiro
7.1 Investimento Inicial
7.2 Receitas
7.3 Custos e Despesas
7.4.Possíveis Fontes de Recursos
8.Bibliografia Consultada
9.Anexos


1. Resumo Executivo
O Resumo Executivo é comumente apontado como a principal seção do plano de negócios, pois através dele é que o leitor perceberá se o conteúdo a seguir o interessa ou não e, portanto, se continuará, ou não, a ler o documento. Portanto, é no resumo executivo que o empreendedor deve "conquistar" o leitor.
Nestaseção do plano o empreendedor apresenta um breve resumo da empresa ou negócio, sua história, área de atuação, foco principal e sua missão. É importante que esteja explícito ao leitor o objetivo do documento (ex.: requisição de financiamento junto a bancos, capital de risco, apresentação da empresa para potenciais parceiros ou clientes, apresentação de projeto para ingresso em uma incubadora etc.).Devem ser enfatizadas as características únicas do produto ou serviço em questão, seu mercado potencial, seu diferencial tecnológico e competitivo.
Também devem ser apontadas perspectivas de futuro do negócio (oportunidades identificadas, o que se pretende fazer para abraçá-las, o que é preciso para tal, porque os empreendedores acreditam que terão sucesso, etc). Tudo isso, de maneira sucinta, semdetalhes, mas em estilo claro. Recomenda-se que esta seção tenha cerca de 01 a 02 páginas, no máximo.
É importante salientar que o discente apenas terá condições de elaborar o sumário executivo ao final da elaboração do plano de negócios, pois ele depende de todas as outras informações do plano para ser feito.

2. O Produto/Serviço

2.1 Características
Deve-se relacionar aqui as principaiscaracterísticas dos produtos e serviços da empresa, para que se destinam, como são produzidos, os recursos utilizados, fatores tecnológicos envolvidos etc. Se a empresa estiver, através do plano de negócio, apresentando um produto ou serviço específico, deve centrar-se nele.
2.2 Diferencial tecnológico
Relaciona-se neste item o diferencial tecnológico dos produtos e serviços da empresa em relação àconcorrência. Para manter-se competitivo é necessário manter-se atualizado quanto às tendências tecnológicas; e as empresas intensivas em tecnologia, especialmente, dependem do desenvolvimento continuo de produtos e serviços que promovam a inovação tecnológica.

2.3 Pesquisa e desenvolvimento
A empresa deve cultivar um plano de desenvolvimento de novos projetos, produtos e tecnologias,...
tracking img