Estacioatual

332 palavras 2 páginas
1ª A partir de que momento surgiu à necessidade de um tratamento mais qualificado aos problemas sociais?
R - Surgiu pela necessidade de um tratamento mais qualificado aos problemas sociais, no marco do capitalismo do século XIX.
Entende que a igreja católica viu a necessidade da recuperação e da defesa da classe pobre e das familiais operarias que estavam sendo ameaçadas pelas as idéias comunistas.

2ª O que significa dizer que o Serviço Social é como profissão parametrada pela relação Capital x Trabalho?
R- È que as pioneiras, desde sempre enfrentaram as diferentes expressões da questão social, em que pese a literatura do Serviço Social nem sempre fazer justiça as suas contribuições.
Devido à grande luta das pioneiras (senhoras católicas), que tanta lutaram para enfrentá-la as diferentes expressões da questão social, onde nem sempre eram reconhecidas pelo trabalho realizado, que serviu para a renovação da igreja católica no Brasil que no futuro as profissionais assim chamadas de Pioneiros (as),tiveram seu trabalho reconhecido mais atribuídos a ação doutrina a igreja católica.

3ª) Explique a institucionalização do Serviço Social no Brasil: Qual foi a sua determinação?
R- Foi determinada quando o estado e a igreja católica se organizaram através de um largo aparato institucional, para dar conta das demandas sociais provenientes das lutas e organizações das trabalhadoras.
Deu-se ao inicio da década de XXX quando o Governo de Getulio Vargas, através de um conjunto de iniciativas criou-se as leis sendo: Salário mínimo, 13 º Salário, Férias e etc. Onde até hoje esta presente no nosso cotidiano.

(4ª) Do ponto de vista metodológico o Serviço Social assume que característica?
R- Do ponto de vista metodógico, assume as característica de caso, grupo e comunidade, baseada em concepção de homem e sociedade descolados das determinações historico-estruturais.
Assume a característica de Caso, Grupo e comunidade, baseado no homem e na sociedade onde ele vive,

Relacionados