Plano de negcio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PLANO DE NEGÓCIOS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA AS MICROEMPRESAS
- Um estudo de caso na Karoka Salgados -

Regyanne A. Araújo Palácio Queiroz(

RESUMO


Este artigo se propõe a analisar a importância do Plano de Negócios como uma ferramenta para auxiliar o empreendedor a determinar a base de seu negócio, otimizar suas chances de ser bem-sucedido e, além disso, definir o plano paralevantar investimentos, apresentando-se como um instrumento de diferencial competitivo para as microempresas, diminuindo, desta forma, o índice de mortalidade dessas empresas, as quais possuem grande importância para o desenvolvimento do pais. O trabalho é de cunho bibliográfico, buscando como resultado embasar o público interessado, como forma de esclarecer dúvidas acerca de como elaborar um planode negócio em suas mais diversas fases, visando minimizar os erros e otimizar as potencialidades e oportunidades que o mercado oferece.


Palavras-chave: Plano de Negócios. Empreendedorismo. Planejamento. Competitividade.


1 INTRODUÇÃO

O artigo abordará o tema sobre: O Plano de Negócios como Diferencial Competitivo para as Microempresas. O tema visa uma explicação sucinta decomo a utilização do Plano de Negócios pode impactar no desenvolvimento das microempresas, as quais apresentam altos índices de mortalidade no País.
Segundo dados do SEBRAE (2007), as microempresas são extremamente relevantes no contexto sócio-econômico brasileiro, sendo identificadas como fator de promoção social, base da estabilidade política e força propulsora do desenvolvimento, dada suacapacidade de gerar empregos e incorporar tecnologia.


No entanto, estas empresas apresentam muitas dificuldades para sobreviverem e se tornarem competitivas, pois elas são geralmente eficientes no seu dia-a-dia, mas ineficazes nas decisões estratégicas. Sendo assim, sugere-se que a técnica administrativa apropriada para solucionar tais problemas seja a utilização do planejamentoestratégico que se traduz na elaboração de um Plano de Negócios.
O Plano de Negócios é, atualmente, uma das ferramentas do campo da Administração de maior destaque e relevância, por ser um documento que permite o conhecimento completo de um empreendimento na área de negócios. A importância maior do Plano de Negócio está no fato dele orientar o empreendedor no sentido de onde o negócio está epara onde quer ir, além de constituir em um conjunto de ações administrativas que possibilitam aos gestores de uma organização mantê-la integrada ao seu ambiente e no curso correto de desenvolvimento, assegurando-lhe atingir seus objetivos e sua missão.
Ao longo do artigo serão analisados os problemas enfrentados pelas microempresas, com ênfase no problema principal: o índice demortalidade das microempresas e análise da relevância do plano de negócios, mostrando ainda a importância desta ferramenta que se torna indispensável a todas as organizações que desejam se destacar e estar prontas para os desafios que o mercado possa apresentar, bem como foca a importância da revisão periódica do plano de negócios como fator chave para que esta ferramenta de gestão deixe de ser um mito eauxilie o empreendedor a alcançar o sucesso.
A classificação do tipo de pesquisa deste trabalho foi de cunho bibliográfico, documental e estudo de caso. Quanto o estudo abordado, este consistiu por meio do método indutivo.
Dessa forma, a pesquisa utilizada como instrumento de coleta de dados, foi à observação direta por ser uma técnica de obtenção de informações e que utiliza ossentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Deste modo, realizou-se observações sistemáticas in loco com o registro desses dados obtidos, a fim de compará-los com a literatura, observando o maior número possível de eventos, possibilitando assim, a análise e interpretação dos fenômenos da empresa (BERTUCCI, 2008).
Tais instrumentos foram aplicados na empresa Karoka...
tracking img