Plano de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A organização como espécie distinta

“Organização” não é um termo legal, assim como “comunidade” e “sociedade”, e também não é um termo econômico. Algumas organizações têm objetivos econômicos,influenciam a economia e são por ela influenciadas, como no caso de empresas e sindicatos. Mas outras não estão tão diretamente relacionadas com a esfera econômica (como as igrejas, por exemplo).Embora seu papel na sociedade seja reconhecidamente relevante, a organização não tem sido tão estudada o quanto deveria ser. Existe uma razão pela qual se tem dado até agora tão pouca atenção àsorganizações: têm-se a falsa impressão que exércitos, igrejas, universidades, hospitais, empresas e sindicatos são entidades distintas. Poucos os enxergam como entes pertencentes a uma mesma categoria, a deorganização.
Só muito recentemente foi compreendido o fato delas todas pertencerem à mesma espécie; todas elas são “organizações”.

As Características das organizações

Organizações sãoinstituições com fins especiais. Elas são eficazes porque se concentram em uma tarefa.
A organização é uma ferramenta e, como tal, quanto mais especializada for a sua tarefa, maior será sua capacidade dedesempenho. A organização precisa ter uma só finalidade, caso contrário seus membros ficarão confusos.
Somente uma missão clara, concentrada e comum pode manter unida a organização e capacitá-la a produzirresultados.
Os resultados de uma organização somente existem em seu exterior. Em outras palavras, cada membro de uma organização faz (ao menos em teoria) uma contribuição vital, sem a qual nãopoderia haver resultados.
Devido a esse fato, um pré-requisito absoluto para o desempenho de uma organização é que sua tarefa e sua missão sejam muito claras. Os resultados precisam ser definidos deforma clara e inequívoca.
A organização moderna não pode ser de “chefes” e “subordinados”; ela precisa ser organizada como uma equipe de “associados”.
Uma organização sempre é gerenciada....
tracking img