Berlnde uninove

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Departamento de Ciências Exatas
Projeto Integrador de Engenharia 2011/2
Construção de “Berlinde Automático”

Construção de “Berlinde Automático” – 2º semestres

1. Definição de projeto

O projeto é um trabalho gerenciado que visa a encontrar soluções para um determinado problema ou à execução de determinada proposta.
Para que os objetivos sejam alcançados, é necessária a utilizaçãocoordenada de recursos humanos, financeiros e materiais bem como a determinação de metas e de um período limitado de tempo para a execução das tarefas.
Dessa forma o projeto envolve:
Objetivos;
Cumprimento de cronograma(s);
Elaboração de planilha(s);
Análises relacionadas à aplicabilidade;
Qualidade e viabilidade orçamentária.

2. O que é o projeto integrador dos cursos de engenharia?

Oprojeto integrador fundamenta-se na integração de docentes e graduandos de segundo semestre para o desenvolvimento e construção de produto. Estarão envolvidos os cursos de Engenharia (Civil, Elétrica, Mecânica e Produção Mecânica), Arquitetura e Urbanismo e Desenho Industrial.

3. Objetivos

Propiciar aos alunos dos cursos envolvidos a oportunidade de conceber, projetar e desenvolver, a construçãode produto, a partir da aquisição e/ou ampliação de conhecimentos, competências e habilidades referentes às disciplinas estudadas no segundo semestre.
Reconhecer a inter-relação das disciplinas que compõem a grade curricular do curso.
Promover a integração entre alunos, professores e coordenadores.
Inserir os alunos em atividades comuns à prática acadêmica: planejamento, pesquisa e execução deprojetos.

4. Apresentação do Projeto
A proposta do projeto é a concepção do “Berlinde Automático” (jogo de bolas de Gude) para a participação de atividade realizada entre equipes formadas por alunos de segundo semestre do curso de engenharia de todos os campi da UNINOVE.
4.1 Requisitos
a) O “Berlinde Automático” deverá ser um aparato que lance duas bolas de gude idênticas, simultânea eortogonalmente de tal forma que elas se choquem mecanicamente.
b) O percurso realizado por cada uma das bolinhas do ponto de lançamento até o ponto de encontro deve obedecer obrigatoriamente à proporção de um para dois, ou seja, a distância percorrida pela bolinha A do ponto de lançamento ao ponto de encontro com a bolinha B deve compreender o dobro da distância percorrida pela bolinha B do ponto delançamento até o ponto de encontro com a bolinha A.
5. Orientação e Controle / Acompanhamento dos projetos

A orientação e o controle do desenvolvimento dos projetos em sala de aula serão feitos pelos professores da disciplina de Metodologia de Pesquisa em Engenharia.
O acompanhamento do projeto, no que diz respeito ao cumprimento das etapas e cronograma, será feito, ao longo do semestre,pelos professores-coordenadores de cursos por meio de reuniões e check-list.

6. Características do protótipo e normas da atividade
O protótipo deverá ter as seguintes características:
- Impresso logotipo da UNINOVE, sendo o maior entre todos os adesivos que o grupo queira colar;
- Prever itens de segurança durante testes e execução, que seja explícito em relatórios;
- O trabalho (relatório +produto) será entregue ao final da atividade e desde já, o grupo concorda com a doação do mesmo para a Uninove;
- Poderá ser utilizado qualquer mecanismo propulsor, exceto eletricidade em corrente alternada ou combustão (ao longo de sua movimentação, protótipo e mecanismo propulsor não podem ser separados nem sofrer interferência humana);
- Após o choque, as esferas deverão ficar livres (soltas);- As esferas de cada grupo deverão ser idênticas em tamanho e massa;
- Uma esfera deverá sair a 0,50 m de distância do ponto de encontro e a outra deverá sair a 1,00 m do mesmo;
- A trajetória entre o ponto de saída da primeira esfera até o ponto de encontro e a trajetória entre o ponto de saída da segunda esfera até o ponto de encontro devem formar ângulo reto obrigatoriamente;
- Antes da...
tracking img