Plano de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - DCSA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II













PLANO DE MARKETING: UM ESTUDO DE CASO NA MICROEMPRESA BANANA CHIPS EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BA


















VITÓRIA DA CONQUISTA,
2012
DANIEL MATOS
DANIELA PEREIRA
HENRIQUE SERGIOJUSCELINO AGUIAR
MARCO ANTONIO
PATRICIA COELI
QUEFREN SA
SAVYO CARVALHO
VITOR ALVES







PLANO DE MARKETING: UM ESTUDO DE CASO NA MICROEMPRESA BANANA CHIPS EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BA


Plano de Marketing apresentado ao componente curricular Administração Mercadológica II do curso de Administração da UESB, como requisito parcial para avaliação da terceiraunidade.


Orientadora: Profª. Luciana Nery de Oliveira, M. Sc.











VITÓRIA DA CONQUISTA,
2012
SUMÁRIO EXECUTIVO










































PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING



ETAPA 1 – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO




1. EMPRESA EM ANÁLISE


Desenvolvido no âmbito do componentecurricular Administração Mercadológica II, o presente plano de marketing foi delineado tendo como objeto de estudo a microempresa Banana Chips.
Situada no município de Vitória da Conquista, a empresa vem se notabilizando no cenário empresarial regional em razão da fabricação de um produto diferenciado, saudável e atrativo às novas tendências e hábitos de consumo, especificamente dapopulação mais jovem.
Inserida no contexto empresarial conquistense desde 1999, a empresa vem ganhando notoriedade a cada ano. Ao longo de 13 anos de atuação, a Banana Chips viu sua produção antes circunscrita à cozinha de seu proprietário, conhecido como “Seu Zé”, atingir níveis inimagináveis. Nas palavras do simpático e solícito proprietário, “hoje, graças a Deus a gente não para....”
As palavras doproprietário ganham maior dimensão frente à competitividade atual e, sobretudo, em razão da ausência de um planejamento estratégico direcionado as funções globais da organização, tais como, produção, gestão de estoque, contabilidade, marketing e vendas.
Embora despido de conhecimento técnicos referentes à ciência da Administração e do próprio mercado em si, a Banana Chips tem atuado emdiferentes cidades do sul e sudoeste baiano. Destacam-se segundo o proprietário, as cidades de Ilhéus, Firmino Alves e Porto Seguro.
Através de representantes, a Banana Chips atinge diferentes públicos e segmentos que procuram nesta, uma opção prática, saudável e saborosa em seus lanches.
É válido acrescentar que a empresa em questão atua empiricamente e segundo as flutuações do mercado, nãoapresentando, deste modo, qualquer forma de planejamento estratégico de suas atividades. Por conseguinte, aspectos como estabelecimento de diretrizes organizacionais e fixação de métodos de controle e avaliação são, não raro, negligenciados.
A ausência de um plano estratégico organizacional inviabiliza a constituição das declarações de missão, visão e valores, suprimindo, também, a sistematização deobjetivos a serem alcançados em horizontes de médio e longo prazo.
Abaixo, segue um modelo meramente exemplificativo proposto ao proprietário. Vala ressaltar que a confecção destas declarações depende, fundamentalmente, da análise da cultura organizacional e do propósito de seus gestores e dirigentes. Desse modo, faz-se necessário uma maior interação com a empresa em estudo afim de que as mensagensexplicitadas sejam realmente compatíveis e traduzem, de fato, a realidade da organização apreciada.


NEGÓCIO: Comercialização de bananas artesanais (Visão míope)


VISÂO DE FUTURO/ VISÃO ESTRATÉGICA: Promover novos hábitos alimentares através de uma deliciosa sensação de crocância.


SUGESTÂO DE MARCA: Bananacrock


SUGESTÃO DE SLOGAN: Bananinhas da onda.


MISSÃO - Propiciar ao...
tracking img