Plano de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROJETO APLICADO V

PLANO DE MARKETING:
Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Una.

Bruno Falcão
Hugo Coutinho Savassi Longo
Mayara do Valle Bernardes
Mônica Fins Gomes
-------------------------------------------------
1-INTRODUÇÃO
O elevado crescimento econômico brasileiro nos últimos anos, alinhado com a favorável perspectiva futura,torna o país um mercado potencial para o desenvolvimento de negócios. Com a chegada da globalização, surgiu-se uma nova era, e para sobreviver a essa transformação é indispensável o “conhecimento”. Neste contexto, as Instituições de Ensino Superior (IES) passam a desempenhar um papel importante, o de transmissor desse “conhecimento”.
Na medida em que o país cresce, aumenta a busca por mão-de-obraespecializada. A tendência é que cada vez mais pessoas almejem se qualificar de modo a se beneficiar das novas oportunidades que estão surgindo. Partindo dessa premissa, o desenvolvimento de negócios voltados à capacitação e formação de profissionais especializados e com elevado conhecimento técnico, é um nicho a ser explorado.
Nesse cenário, o ambiente de empreendimentos voltados à educaçãoapresenta um considerável potencial de expansão, especialmente para as IES que visam formar profissionais capazes de desenvolver atividades com eficiência e eficácia.
Com isso o mercado educacional abre espaço para um relacionamento mais íntimo com o cliente, aproximando-o das atividades da Instituição e permitindo que a IES faça um estudo dos perfis dos alunos interagindo com os mesmos. Mantendo essarelação mais estreita é possível que o aluno permaneça mais tempo na Instituição, caso haja cursos complementares, pós - graduação, mestrado etc.
A IES escolhida para o desenvolvimento do trabalho é o Centro Universitário UNA, que têm uma história no mercado mineiro com quase 50 anos de existência, mais de 15 mil alunos, 1.300 funcionários em sete unidades (Campi) em Belo Horizonte e uma unidade emContagem. Para esse estudo será considerado o curso de Ciências Contábeis localizado no campus Aimorés na região da Praça da Liberdade que hoje conta com 573 alunos matriculados e pelos dados do vestibular do primeiro semestre de 2011 obteve 56 novos alunos.
Em função do exposto, este estudo busca responder a seguinte questão: Como organizar um plano estratégico de Marketing para que o Curso deCiências Contábeis do Centro Universitário UNA se torne mais competitivo e referência no mercado mineiro?
-------------------------------------------------
2-OBJETIVO GERAL
O objetivo do presente projeto é efetuar um plano de Marketing para o Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Una.
2.1- Objetivos Específicos
* Analisar o mercado educacional em Belo Horizonte;
* Elucidar asestratégias de captação e retenção de alunos do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário UNA;
* Projeção de EBITDA do Centro Universitário UNA e também do curso de Ciências Contábeis.
-------------------------------------------------
3- MERCADO
Segundo a HOPER Consultoria (2009), a forte expansão do setor de ensino superior privado no Brasil, ocorrida após a Lei de Diretrizes e Basesda Educação – LDB – (entre 1997 e 2006), ainda é vista com desconfiança por alguns ideólogos do sistema educacional e governamental brasileiro, tendo enquanto pano de fundo o argumento, injustificado, de queda de qualidade na educação superior, ocasionada pela predominância da iniciativa privada.
Os preconceitos contra a iniciativa privada na educação estão acabando e novas idéias para ampliar asoportunidades de ensino estão surgindo, trazendo maiores benefícios para a população, setor produtivo e para a Nação.
Segundo o Censo (2011), o número de matrículas na educação superior brasileira aumentou de 3,5 milhões para 5,9 milhões em sete anos. Quase um milhão de alunos estão formando a cada ano. Em 2002, os concluintes eram apenas 467 mil.“A evolução dos números da educação brasileira...
tracking img