Plano de marketing - produto ades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRICOS DA EMPRESA

Breve histórico da linha Ades
A marca, pertencente ao grupo Unilever, é líder no mercado de bebidas à base de soja no país. Com 63,4 % de market share em 2008, e sinônimo de categoria, com 30 sabores divididos entre as linhas frutas e original.
Em 1988 A Bestfoods (incorporada pela Unilever no ano 2000) lança AdeS na Argentina, resultado da utilização de tecnologiaavançada para extração do leite contido nos grãos de soja. Já 1996 - AdeS, importado da Argentina, é testado em Curitiba e a receptividade dos curitibanos (68% dos consumidores que degustaram o produto nos pontos de venda decidiram de imediato pela compra) é decisiva para a concretização do lançamento nacional no ano seguinte. Sendo assim, o AdeS é lançado em 1997 em todo o País e passa a serfabricado no Brasil, substituindo pouco a pouco o produto importado. Um ano após o lançamento, AdeS domina 69% do mercado de bebidas à base de soja. A linha inclui os sabores Maçã, Maracujá e Laranja, além da versão original.
A partir desse ponto o Ades com o espaço já ganho no mercado passa a investir somente em novas embalagens e sabores, consolidando cada vez mais a marca.
Breve histórico dogrupo Unilever
O Unilever é um grupo anglo-holandês, resultado da fusão, em 1929, de duas empresas que tinham nos óleos e gorduras vegetais as suas matérias-primas mais importantes: a inglesa Lever Brothers e a holandesa Margarine Unie. Com a razão social S.A Irmãos Lever, a empresa iniciou suas atividades no Brasil naquele mesmo ano, comercializando o sabão Sunlight, importado da Inglaterra.Apenas um ano após sua fundação, a Irmãos Lever inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, em Vila Anastácio (SP), e não parou mais de crescer. Diversificou sua produção, lançou produtos inovadores e passou a liderar mercados com marcas como Lux, Omo e Lever.
Em 1960, ao adquirir a Cia. Gessy Industrial, passou a adotar o nome Gessy Lever, que se transformou em referência de qualidade epioneirismo para os brasileiros. Dez anos depois, decidiu entrar no mercado de alimentos, com o lançamento da Doriana – a primeira margarina cremosa do País. Neste segmento, obteve o mesmo sucesso que já tinha com os produtos de limpeza e, em 2000, já com marcas consolidadas como a Cica, adquiriu a Bestfoods – uma das maiores empresas de alimentos do mundo, que havia acabado de incorporar as operações daArisco.
Nessa época, a Gessy Lever já havia adquirido também a Kibon, transação que aconteceu em 1997, ampliando sua área de atuação também para o segmento de sorvetes. Assim, a Gessy Lever passou a ser líder de mercado com marcas de produtos de limpeza, alimentos e sorvetes. Para fortalecer ainda mais sua presença no Brasil, em 2001, a então Gessy Lever decidiu adotar a identidade corporativainternacional, trocando seu nome e razão social para Unilever.
Atualmente, a Unilever conta com 12 fábricas nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco, com cerca de 12 mil funcionários. O Unilever Brasil encerrou o ano de 2008 com um faturamento bruto de R$ 10, 290 bilhões, mantendo-se como a terceira maior operação da Unilever no mundo, atrás somente dos Estados Unidos eInglaterra. O faturamento global da companhia em 2008 foi de 40,5 bilhões de euros. Além disso, é a segunda maior anunciante em Mídia do país, com investimentos de R$ 1, 748 bilhão em propaganda, em 2008, um aumento de 22,9 % em relação ao ano anterior.

TENDÊNCIAS DO MACROAMBIENTE ATUAL
Foi constatada a possível demanda latente do Leite Ades de soja com gosto de vaca a partir das seguintesanálises contextuais. Verificamos que o ambiente econômico é favorável, já que o leite Ades mesmo com o preço mais alto que os leites comuns têm uma boa demanda, pois as pessoas que tem intolerância a lactose são carentes de demais opções.
O Brasil é sexto colocado na economia mundial e tem investido muito em tecnologias dos mais diversos ramos. A indústria do grupo Unilever, da...
tracking img