Plano de curso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO
COORDENAÇÃO DE LINGUAGENS

COORDENADOR: Inaguaracema Lopes Corrêa
DISCIPLINA: HISTÓRIA
DOCENTES:
SÉRIES E AULAS PREVISTAS: 5ª (80); 6ª; 7ª e 8ª (120) - FUNDAMENTAL
1º ano regular (80) - MÉDIO
3ª e 4ª etapa EJA - (120) - FUNDAMENTAL
1ª e 2ª etapa EJA - (80) - MÉDIO
ANO: 2012 TURNOS: Manhã; Tarde e Noite

CONCEPÇÃO DE ÁREA

Desde suas origens,as sociedades humanas em diferentes regiões têm apresentado significativas transformações socioeconômicas e políticas. Transformações estas que na maioria das vezes determinam a hegemonia através da exploração e a submissão de uma em detrimento de outras, estabelecendo uma relação de superioridade com aquelas sociedades que de forma preconceituosas são designadas e subdesenvolvidas, submetendosuas populações a sérios problemas de ordem social, velada pela desinformação e ocultação de sua real situação socioeconômica.
Tomando por base esta realidade pela qual se encontra boa parte da sociedade mundial, inclusive e especialmente a brasileira, faz-se necessário proporcionar ao educando condições para que o mesmo possa realizar de forma crítica e responsável, uma maior e profunda reflexão arespeito destas transformações que direta ou indiretamente acabam afetando e interferindo na sua formação quanto sujeito deste processo.
Desta forma, por se tratar de uma ciência que procura estudar, compreender e explicar as transformações socioeconômicas e políticas praticadas pelas diferentes sociedades, o estudo e as análises históricas destaca-se como de fundamental importância para aformação e compreensão do educando, não somente de sua contemporaneidade, mas de todo processo histórico-político-social ao qual está inserido.

JUSTIFICATIVA

Considerando que a formação do aluno deve ter como alvo principal à aquisição de conhecimentos básicos como valores éticos, morais e culturais, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias, o ensino dehistória propõe-se em despertar no educando a capacidade de buscar informações através da pesquisa, analisá-las e selecioná-las, criar e formular hipóteses, dominando assim, os próprios instrumentos do conhecimento. Procurará também aprofundar temas estudados no Ensino de História, redimensionando aspectos da vida em sociedade e o papel do individuo nas transformações do Processo Histórico, completandoa compreensão das relações entra liberdade e necessidade, ampliando a percepção da diferença (o “outro”) e a semelhança (“nós”) como processo que varia conforme a cultura, o tempo e espaço histórico, experiências e valores pessoais e coletivos, contribuindo substancialmente para a construção da formação da cidadania.
OBJETIVO GERAL

O ensino da historia propõe – se a oferecer aos educandos aspossibilidades de desenvolver competências e habilidades, articulando-se no tempo e no espaço e de forma interdisciplinar, estimulando – os enquanto cidadãos conscientes, participativos, ou seja, agente transformador de sua própria historia , instrumentalizando–os a refletir sobre si mesmos e a sociedade multicultural da qual vivenciam.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Compreender a sociedade, suagênese, transformações e os múltiplos fatores que nelas intervêm, como um produto da ação humana e os processos sociais como a dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos.
2. Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as as práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitose deveres da cidadania, a justiça, a distribuição dos benefícios econômicos.
3. Estabelecer relações entre continuidades / permanências e rupturas / transformações nos processos históricos referentes aos conflitos sociais.
4. Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de procedimentos próprios do discurso historiográfico e outros registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais.
5....
tracking img