Plano de contigencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Contingência Operacional (PCO)

Um plano de contingência, também chamado de planejamento de riscos, plano de continuidade de negócios ou plano de recuperação de desastres, tem o objetivo de descrever as medidas a serem tomadas por uma empresa, incluindo a ativação de processos manuais, para fazer com que seus processos vitais voltem a funcionar plenamente, ou num estado minimamenteaceitável, o mais rápido possível, evitando assim uma paralisação prolongada que possa gerar maiores prejuízos à corporação, como a fuga de acionistas, grandes perdas de receita, sanções governamentais, problemas jurídicos para os dirigentes, abordagens maliciosas da imprensa, fuga de funcionários para os concorrentes e até mesmo, em casos extremos, o fechamento da empresa.
CONCEITOS IMPORTANTESPLANO DE CONTINGÊNCIA OPERACIONAL (PCO) – visa a manutenção dos processos de negócios realizados pela empresa, independentemente de falhas ocorridas em seus componentes. É um plano complementar ao plano de contingência, à medida que elimina a diferença entre o prazo para restauração ou substituição do componente cuja falha acionou o plano e a retomada do processo de negócios afetado.
PLANO DERETOMADA DOS NEGÓCIOS (PRN)– está embutido no PCN (Plano de Contingência de Negócios) define qual o cenário de retorno à normalidade, determinando o término das ações do plano e o reinício das atividades de negócios normais.
O grande problema da contingência é a aceitação de que o risco existe e que pode acontecer. Este é inevitável e imprevisível, apesar de todo e qualquer esforço para evitar ou atémesmo diminuir a chance e probabilidade de ocorrência. É uma dificuldade encarar que a empresa pode enfrentar uma crise.
O Plano de Contingência irá orientar a empresa, através de uma ação refletida e apropriada, com o alicerce da normatização.
A elaboração de um plano de contingência exige da corporação um real reconhecimento das suas fragilidades. Este reconhecimento proporcionará uma análisedos riscos listados, enquadrando a probabilidade de ocorrência e seu respectivo impacto para a empresa. A minimização da perda só será ocasionada com a projeção das dificuldades a serem enfrentadas pela empresa, estas tabuladas no plano de contingência.
Plano de Contingência é um documento onde estão definidas as responsabilidades estabelecidas em uma organização para atender a uma emergência econtém informações detalhadas sobre as características da área envolvida.
É um documento desenvolvido com o intuito de treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate às ocorrências anormais.
Um PCN não impede a ocorrência de eventos.
O mérito do PCN não é o de antecipar os eventos, mas planejar ações de resposta,reduzindo o tempo de interrupção, minimizando a possibilidade de erros durante situações de crise e estresse. Como resultado, os custos de recuperação e restauração, financeiros e não financeiros, são mitigados.
Seus itens deverão estar todos documentados e a atualização desta documentação deve ser feita sempre que necessário..
Testes periódicos no plano também são necessários para verificar se oprocesso continua válido.
O detalhamento das medidas deve ser apenas o necessário para sua rápida execução, sem excesso de informações que podem ser prejudiciais numa situação crítica.
Os procedimentos mais simples de contingência são:
Os “4R” dos componentes do planejamento de contingências são:
I. Resposta: é a reação imediata, sendo o componente mais importante, pois engloba todos os demais.II. Reassunção: consiste em manter ou fazer operar as funções mais críticas, para evitar maiores danos.
III. Recuperação: trata-se de fazer operar as funções menos críticas, buscando a normalidade de operação para desativar as alternativas.
IV. Restauração: é o retorno ao processo normal por meio da desativação das equipes emergenciais e volta à produção plena e ou restabelecimento total dos...
tracking img