Plano de beneficos da chesf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O benefício é uma forma de remuneração indireta que visa oferecer aos funcionários uma base para satisfação de suas necessidades profissionais. Estes, concedidos de forma espontânea, comprovam que as organizações precisam oferecer aos seus recursos humanos uma melhor qualidade de vida para manter a qualidade dos negócios.
São inúmeras as vantagens de um plano de benefícios porém, as maisvisíveis são as de se ter um quadro de funcionários envolvidos com a empresa, a oportunidade de atrair e manter talentos, diminuir a rotatividade e o absenteísmo, além de aumentar a motivação e melhorar a qualidade de vida dos recursos humanos.
As empresas antigamente ofereciam benefícios apenas no intuito de competir entre elas, com benefícios limitados que não atendia exatamente as reais necessidadesdos empregados, comparado ao padrão hoje existente. Este conceito está mudando, pois cada empresa busca atender as necessidades de seus funcionários adequando-se ao seu perfil e as suas atividades, visando satisfazer seus objetivos individuais, econômicos e sociais com uma reserva considerável de seu orçamento à disposição para tal implantação.
O crescimento do pacote e elaboração de benefíciosdeve-se à exigência dos empregos, do sindicato, da legislação trabalhista e previdenciária imposta. A competição entre as organizações na disputa pelos talentos, os controles salariais exercidos pelo governo e os altos impostos levaram-nas, atualmente, buscarem uma nova forma de remunerar seus empregados, afim de não ser somente monetariamente, mas de uma forma que o empregado usufrua de um pacotede benefícios que pode, muitas vezes, abranger seus dependentes. Ao mesmo passo que há essa busca para implantação de benefícios, deve atentar-se a alguns riscos como as possibilidades de mudanças na tributação dos benefícios, a administração do programa, a possibilidade de não satisfazer as necessidades de todos, adaptação do programa para empregados de renda baixa e também a atender somente umgrupo pequeno de empregados. Para isso os benefícios entram de uma forma para motivar e satisfazer a necessidade humana, para que assim haja uma competição entre empresas para oferecer esses benefícios e realizar um programa efetivo de comunicação e educação.
Os benefícios oferecidos pelas empresas podem ser subdivididos em: legais, espontâneos, monetários e não monetários, assistenciais,recreativos ou supletivos.

Benefícios legais
Os benefícios legais também conhecidos como compulsórios,são aqueles exigidos pela legislação trabalhista, previdenciária ou por convenções coletivas entre sindicatos. São benefícios que também são concedidos em dinheiro, através da folha de pagamento e gerando encargos sociais deles decorrentes.
Alguns dos benefícios legais estabelecidos pelogoverno para os trabalhadores são os seguintes:

Salário-Família: é o benefício pago pela Previdência Social Brasileira aos trabalhadores com salário mensal na faixa de baixa renda, para auxiliar no sustento de filhos (assemelham-se ao conceito de filhos: o enteado, o tutelado ou o que está sob a guarda do empregado) de até 14 anos de idade. O segurado recebe uma quota por filho e por emprego eambos os pais recebem. Somente tem direito ao benefício os trabalhadores empregados e os avulsos, assim como os aposentados. Os empregados domésticos, contribuintes individuais, segurados especiais e facultativos não recebem salário-família.
Férias remuneradas: no Brasil, a legislação trabalhista estabelece um mínimo de 20 ou 30 dias consecutivos por ano de férias, sendo que aqueles que têm apenas20 dias podem requerer compensação ou pagamento pelos outros 10 dias. Um trabalhador deve gozar as férias necessariamente entre 12 e 24 meses decorridos desde data da sua contratação, ou desde as últimas férias. O trabalhador não pode se privar das férias nem por vontade própria e deverá consumir no mínimo 1/3 do período.
Repouso Semanal Remunerado: é a folga a que tem direito o empregado, após...
tracking img