Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diversidade Escolar- Escolas do campo,Escolas indígenas e Escolas quilombolas .

“Não quero que minha casa seja cercada por muros de todos
os lados e que as minhas janelas estejam tapadas.Quero que as culturas de todos os povos andem pela
minha casa com o máximo de liberdade possível”.
MAHATMA GANDHI
A diversidade cultural engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas,como a linguagem, danças, vestimenta, tradições e heranças físicas e biológicas, bem como a forma como as sociedades organizam-se conforme a sua concepção de moral e de religião, a forma como eles interagem com o ambiente etc.
O povo brasileiro é o país mais diversificado do mundo, devido à miscigenação que ocorreu durante sua colonização. Cada povo que desembarcou no Brasil deixou um pouco desua cultura, que contribuiu para formar a cultura brasileira.
Tudo que vivemos socialmente é cultura! A história da nossa vida e a história de toda uma sociedade é escrita seguindo determinados comportamentos culturais que socialmente são criados e aceitos por todos.
A cultura é dinâmica, influencia e é influenciada por outra. O brasileiro surgiu de vários povos. Os indígenas contribuírammuito para a formação da nossa cultura,assim como os negros .
Sendo o Brasil multicultural sentimos que há a necessidade de envolver os alunos com os temas para que aprendam a conviver com as diferenças. O tema diversidade cultural, envolve muitos aspectos importantes, pois a partir do momento que a escola decide trabalhar, esse tema em sala de aula, terá que começar, conhecer cada alunoindividualmente, pois trabalhará, com crianças de lares diferentes, personalidades diferentes.
Acredita-se que a escola encontra dificuldades em trabalhar diversidade cultural, por que as diferenças, torna-se muitas vezes problemas, ao invés de oportunidades. Sabe-se que apesar das diferenças, todos os alunos devem ter as mesmas oportunidades, porém com estratégias diferentes.
Esse tema trabalhadoem sala de aula, proporcionará uma aprendizagem significativa numa perspectiva social, adquirindo assim, uma formação de alunos habilidosos e conscientes do papel do ser humano no ambiente em que vive.
Trará também às crianças curiosidades, em conhecer mais sobre as diferenças que há em nosso cotidiano, isso abrirá novos horizontes em sua jornada, amadurecimento, e socialização entre a turma. Comcerteza, a turma nunca mais será a mesma, após compartilharem suas diferenças.
Sendo o Brasil multicultural sentimos que há a necessidade de envolver os alunos com os temas para que aprendam a conviver com as diferenças. Pudemos observar que, em nossa realidade escolar,não temos alunos oriundos do campo,quilombolas ou indígenas .
Nossa comunidade escolar é formada por descendentes de italianose de diversas outras etnias.
Mesmo não tendo essa realidade, procuramos atender ao que dispõe as leis
federais 10.639/03 e 11.645/08 , que trata da necessidade do conhecimento, por parte do alunado de outras realidades e vivencias.
Para tanto discorreremos sobre os temas: educação do campo; quilombola e indígena.

Plano de Aula:
Quando onde surgiu a peteca

A não se sabe exatamentequando a peteca surgiu, mas sabe-se que desde

antes do descobrimento do Brasil ela já era pratica pelos índios brasileiros; sendo inventada no Brasil. Naquela época ela era utilizada pelos índios como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal durante o inverno. E também como um instrumento de recreação.
Junto com rituais e festas dos índios o jogo de peteca era praticado,...
tracking img